Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2010 - 20h29

Raimundo Colombo é eleito governador em Santa Catarina

Publicidade

DE SÃO PAULO

Raimundo Colombo (DEM), 55, venceu no primeiro turno a eleição para governador de Santa Catarina.

Com 98,46% votos apurados, ele possui 52,76%. Angela Amin (PP) aparece em segundo, com 24,90%, e Ideli Salvatti (PT), em terceiro, com 21,87%.

TV Folha faz cobertura ao vivo da eleição
Veja galeria de fotos da votação
Veja a cobertura completa sobre as eleições
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Colombo é senador e já exerceu os cargos de prefeito de Lages, deputado federal, estadual, e secretário de Estado para o Desenvolvimento da Região Serrana, no Governo de Jorge Bornhausen.

Ele concorreu a eleição pela coligação "As Pessoas em Primeiro Lugar" (PTB / PMDB / PSL / PSC / PPS / DEM / PTC / PRP / PSDB) e conta com o apoio do ex-senador Jorge Bornhausen (ex-PFL).

Em um comício realizado em Joinville em setembro, o presidente Lula afirmou que é preciso "extirpar" o DEM da política brasileira, pois é um partido que "alimenta ódio".
Lula se referia a uma frase dita em 2005 pelo então presidente do PFL, Jorge Bornhausen, durante o escândalo do mensalão. Ao falar do PT, ele comentou: "Estaremos livres dessa raça pelos próximos 30 anos".Na época, petistas acusaram Bornhausen de racismo, o que o então senador negou.

A eleição em Santa Catarina é muito importante para o DEM, que chegou a essas eleições estaduais com seus candidatos apontados como favoritos em Santa Catarina e também no Rio Grande do Norte.

REVÉS

A derrota de Angela Amin, 56, que é deputada federal e já foi prefeita de Florianópolis por duas vezes, representou a quarta vez que um membro da família do ex-governador Esperidião Amin (PP) perdeu uma eleição no Estado. O líder do PP manteve uma presença considerada discreta na campanha de Angela, com quem é casado há 31 anos.

Ideli Salvatti, 58, senadora e foi uma das principais defensora de Lula, também não teve sucesso no pleito.

O comício realizado em Joinville, em setembro, onde o presidente falou que precisaria "extirpar" o DEM da política brasileira, foi uma tentativa de ajudar a candidatura de Ideli a virar a situação no Estado, já que ela aparecia em terceiro lugar no estado.

Professor Valmir (PSOL), Gilmar Salgado (PSTU), Carmelito (PMN), Amadeu (PCB) não atingiram 1%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página