Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2010 - 10h21

Eleito em SP, Alckmin já prepara resgate de projetos e de seus secretários

Publicidade

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

A volta ao Palácio dos Bandeirantes com vitória no primeiro turno devolve Geraldo Alckmin à linha de frente do PSDB e poderá alçá-lo ao posto de candidato à Presidência da República tanto em 2014 como em 2018.

Veja galeria de fotos da votação
Veja a cobertura completa sobre as eleições
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Pavimentar esse caminho, porém, depende ainda do resultado dos próximos quatro anos de sua administração no Estado mais rico do país.

Os principais desafios de Alckmin, que assumiu o governo pela primeira vez em 2001, após a morte do governador Mário Covas, e seguiu no cargo até 2006, quando disputou o Palácio do Planalto, são combater a criminalidade, melhorar o transporte coletivo e investir fortemente em saúde e educação.

Apu Gomes/Folhapress
Geraldo Alckmin ao lado da mulher, Lu Alckmin, na van que os levou até a Barra Funda para comemorar sua eleição
Geraldo Alckmin ao lado da mulher, Lu, comemora sua eleição

Alckmin encerrou a campanha sem apresentar um programa de governo, mas deu sinais de que, para tentar solucionar os problemas do Estado, mudará algumas políticas adotadas por José Serra (PSDB) e Alberto Goldman (PSDB), seus antecessores.

Na área de educação, por exemplo, Alckmin deve retomar as políticas implantadas em suas duas gestões anteriores, e modificadas depois por Serra. Um exemplo é o programa Escola da Família, criado por Alckmin e "desinchado" pelo sucessor.

O secretário de Educação de Alckmin em seu último governo era Gabriel Chalita, hoje no PSB. Ele não deverá voltar ao cargo, mas seu adjunto na época, Paulo Alexandre Barbosa, é cotado para a pasta. Dificilmente Paulo Renato Sousa, ex-ministro da Educação, permanecerá.

Na área de segurança também devem ser feitas mudanças. Antonio Ferreira Pinto, atual titular da pasta, é considerado "muito linha dura" pela equipe de Alckmin.

VELHOS CONHECIDOS

Fala-se, inclusive, na volta de Saulo de Castro Abreu Filho, secretário da Segurança Pública sob Alckmin, na época em que o PCC, facção que comanda os presídios do Estado, cresceu e se reforçou.

Também é dada como certa a volta de Jurandir Fernandes ao governo. Ele comandou a Secretaria de Transportes Metropolitanos, que será extinta para dar lugar à nova Secretaria de Desenvolvimento e Gestão Metropolitana. José Luiz Portella, secretário atual da área, é malvisto pela equipe de Alckmin --por alguns, é até odiado.

Com a volta de Fernandes, é quase certo que vários projetos atualmente em andamento sejam modificados, como o traçado da futura linha 6-Laranja e os projetos de monotrilhos das zonas leste, sul e norte da capital.

Sidney Beraldo, coordenador da campanha de Alckmin, também é nome certo no futuro governo, no comando da Casa Civil ou da pasta de Gestão, que ele comandou sob Serra.

Andrea Matarazzo, secretário da Cultura, só não permanece no cargo se não quiser. Outro nome cotado para a mesma área é o de Hubert Alqueres, atual presidente da Imprensa Oficial.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página