Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2010 - 18h27

Líder de arrozeiros em RR é eleito deputado com discurso contra reservas

Publicidade

ELIDA OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

O discurso contra reservas ambientais em Roraima foi o mote de campanha de Paulo Cesar Quartiero (DEM), 52, eleito neste domingo como o segundo deputado federal mais votado no Estado, com 19.145 votos.

Veja galeria de fotos da votação
Veja mapa com todos os resultados das eleições
Veja a cobertura completa sobre as eleições
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Fundador e ex-presidente da Associação dos Arrozeiros do Estado, ele foi o principal porta-voz dos grandes agricultores que, de 2005 a 2009, ameaçaram entrar em choque com indígenas devido à homologação de uma área de 1,7 milhão de hectares como a terra indígena em Raposa/Serra do Sol.

Quartiero diz que quer "reaver" o que foi tirado do Estado e critica o fato de Roraima ter grande parte de seu território sob proteção ambiental. "Nossas terras, riquezas, minérios. Queremos Roraima para os brasileiros", disse à Folha.

Ele defende a retomada das riquezas naturais como forma de "continuar sendo brasileiro". "A questão indígena e ambiental é a ponta de lança do colonialismo."

O deputado eleito disse que vai defender na Câmara a revisão "de toda a política desenvolvida na Amazônia, em especial em Roraima".

Crítico do governo federal, Quartiero classifica as políticas ambientais como "entreguistas, antinacionais, antipovos e genocidas."

A questão da Raposa/Serra do Sol só foi decidida em 2009, depois que o Supremo Tribunal Federal determinou que a área da terra indígena fosse contínua. O arrozeiro foi obrigado a sair do local.

Gaúcho, Quartiero vive em Roraima há 34 anos. Deixou o Rio Grande do Sul em busca de terras para plantar após se formar em agronomia.

Foi prefeito de Pacaraima de 2005 a 2008. Chegou a ser cassado por suspeita de compra de votos e abuso de poder político e econômico, mas foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral por falta de provas. Tentou reeleição no município, mas perdeu.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página