Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2010 - 14h03

Em tom de despedida, Lula diz que nunca houve 'governo tão republicano quanto o seu'

Publicidade

PEDRO SOARES
DO RIO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, em discurso no batismo da plataforma da Petrobras, no Rio, que nunca houve "governo tão republicano quanto o seu na história do país".

Ele afirmou que todos os prefeitos, mesmo os de oposição, foram tratados do mesmo modo. Segundo Lula, nunca faltou dinheiro para nenhum município que precisou da ajuda do governo federal.

Veja mapa com todos os resultados das eleições
Veja a cobertura completa sobre as eleições
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O discurso do presidente teve tom de despedida, e, nele, Lula elencou as realizações da Petrobras durante a sua gestão. Ele destacou a importância da introdução de metas de conteúdo nacional para a estatal e ressaltou que, durante o seu mandato, foram gerados 600 mil postos de trabalho na indústria metalúrgica.

Para uma plateia de operários da construção naval, o petista disse que a Petrobras ficou mais "transparente, nem tanto assim, mas transparente". "E a gente passou a decidir o que ela vai fazer."

Lula ressaltou que a companhia tem, após a capitalização, R$ 224 bilhões para investimento.

Ao mencionar a importância da geração de postos de trabalho pela indústria metalúrgica, ele disse que "fica feliz da vida ao ver que um peão de obra comprar o seu primeiro carrinho", apesar das reclamações em relação ao trânsito.

O presidente, entretanto, não fez referência direta ou indireta às eleições nem pediu votos à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Já lideranças sindicais e o presidente do Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval), Ariovaldo Rocha, conclamaram a plateia a optar pela continuidade nas eleições do próximo dia 31. Não mencionaram, porém, o nome de Dilma.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página