Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2010 - 18h10

PV-DF declara apoio ao petista Agnelo Queiroz no 2º turno

Publicidade

FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA

O PV no Distrito Federal declarou, nesta quinta-feira (7), que dará apoio no segundo turno ao petista Agnelo Queiroz, que enfrentará Weslian Roriz (PSC) no segundo turno pelo governo do DF.

O Distrito Federal foi a única unidade da federação em que Marina Silva teve votação superior ao dos oponentes. A presidenciável conquistou 42% dos votos válidos na capital, contra 31,7% de Dilma Rousseff (PT) e 24,3% de José Serra (PSDB).

Veja mapa com todos os resultados das eleições
Veja a cobertura completa sobre as eleições
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

A posição do PV-DF foi declarada hoje após reunião com o presidente nacional do partido, José Luiz Penna, que foi a Brasília participar do anúncio. "Mostramos para ele que a situação de Brasília era realmente complicada, e [pedimos] que ele compreendesse que nós precisamos tomar uma decisão regional sem efeito nenhum no campo nacional", disse Eduardo Brandão, candidato derrotado do PV ao governo do DF.

Editoria de Arte/Folhapress

Brandão justificou o apoio ao fato de que, nas últimas eleições, o PV sempre apoiou o PT --esta foi a primeira vez que os verdes lançaram candidatura própria ao Palácio do Buriti. Brandão obteve 5,6% dos votos válidos no primeiro turno, ficando em quarto lugar entre os candidatos.

Agnelo Queiroz foi o mais votado, com 48,41% dos votos válidos. Weslian Roriz, mulher do ex-governador Joaquim Roriz, registrou 31,5% dos votos válidos.

O PV-DF decidiu se antecipar ao posicionamento do PV nacional, previsto para o dia 17, porque não seguirá a legenda caso o apoio seja dado ao presidenciável José Serra. "O Serra aqui está com o Roriz. Nós não tínhamos condições regionalmente de, caso seja essa a posição [do PV apoiar o tucano], fazer o mesmo regionalmente", explicou Brandão.

"O pais é continental, não tem como misturar as duas coisas. Uma eleição é presidencial, outra é estadual", avaliou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página