Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 19h57

Lula diz que universidade deixou de ser 'privilégio' e ataca antecessores

Publicidade

JEAN-PHILIP STRUCK
ENVIADO ESPECIAL A PELOTAS (RS)

O presidente Lula disse hoje em Pelotas (RS) que antes do seu governo entrar para a universidade era um privilégio.

"A gente já sabia, quando uma criança nascia, se teria diploma universitário ou não. Aliás, sabíamos se faria pós-graduação em Paris, Londres ou Harvard. Não era questão de quem era melhor ou pior, mas uma convicção de Estado. Essa sociedade que se dividia entre quem poderia ou não ingressar em uma universidade está acabando no Brasil", disse o presidente.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O presidente também criticou a política educacional dos seus antecessores. "Antes era o rico que estudava em escola boa que ia para universidade grátis. Era o pior dos mundos."

As declarações foram feitas durante um discurso na inauguração de um novo campus da UFPel (Universidade Federal de Pelotas).

O presidente falou ainda de diversas realizações do seu governo na área da educação, como a inauguração de novas universidades, a expansão de outras e dos programas Prouni e o Reuni.

"Eu não falo isso como apologia à falta de diploma universitário, mas possivelmente por não ter tido diploma que eu enxergo a educação nesse país com uma visão que doutores não tiveram."

Após afirmar que "quem vier depois de mim vai ter que fazer mais", Lula interrompido por gritos de "Dilma, Dilma" por parte do público.

Acompanhou o presidente o ministro da Educação, Fernando Haddad. O governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), não compareceu. Em seu discurso, Lula afirmou que a ausência de Tarso aconteceu por causa de compromissos de campanha. "A companheira Dilma está indo para Porto Alegre e ele achou melhor acompanhá-la. Ele [Tarso] está pensando no futuro. Eu já sou passado", disse o presidente.

Após discursar, Lula cumprimentou pessoas que compareceram à cerimônia e tirou fotos com o público por cerca de 40 minutos.

O novo campus da universidade inaugurado por Lula foi instalado num antigo frigorifico da década de 30. A obra ainda não foi concluída e o aspecto das construções ainda é de canteiro de obras. Três cursos já funcionam no local, que atende cerca de 2.000 alunos. A previsão é que o novo campus atenda 5.000 alunos e ofereça dez cursos superiores. Segundo a universidade, as obras vão estar totalmente concluídas no início do ano letivo do ano que vem, em março. O investimento foi de cerca de R$ 8 milhões.

Segundo a universidade, a visita de Lula vinha sendo negociada há meses, mas apenas na semana passada a Presidência confirmou a viagem. A viagem de Lula a Pelotas aconteceu uma semana depois do candidato tucano à Presidência José Serra ter visitado a cidade, que é o terceiro maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, com 247.376 eleitores.

Em Pelotas, Serra ficou à frente de Dilma no primeiro turno, com cerca de 42% dos votos, contra 41% da petista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página