Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2010 - 14h08

Na TV, Serra promete vigiar fronteiras; Dilma defende meio ambiente

Publicidade

DE SÃO PAULO

Em seu programa eleitoral na TV desta quarta-feira José Serra (PSDB) promete tocar as obras que, segundo a propaganda, "Dilma abandonou" e fazer aquelas que a adversária "não tirou do papel".

O tucano acusa o governo de Lula de ter criado ministérios que "só servem para cabide de empregos". Ainda assim promete criar o ministério da Segurança Nacional, com a intenção de conter a entrada das drogas no país.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Para Serra, a culpa do Brasil ser considerado o país da América Latina onde o consumo de drogas mais cresce, é do governo federal, que não vigia as fronteiras. A proposta do tucano é criar uma guarda nacional para policiar as fronteiras.

O candidato promete a criação de clínicas de tratamento para usuários de drogas, usando como exemplo o Hospital Lacan, que trata dependentes.

Citando o programa Proágua --programa criado para ajudar Estados que sofrem com a seca-- Serra ainda promete fazer um Plano Brasil de Saneamento.

A propaganda ainda exibe imagens do comício do candidato que aconteceu no último domingo no Rio de Janeiro, exibindo uma comissão de frente mineira com o governador e senador eleitos por Minas Gerais, Antonio Anastasia e Aécio Neves discursando.

O candidato volta a acusar a adversária de ter entregue o petróleo brasileiro "mais do que qualquer outro governo" à empresas privadas.

PT

O programa de Dilma começa mostrando o documento que Serra assinou quando foi candidato a prefeito de São Paulo, em 2004. No documento, o tucano dizia que não iria renunciar. Dois anos depois, Serra deixa a prefeitura para concorrer ao governo de São Paulo.

Em seu programa, Dilma defende as fontes de energia limpas, ressaltando projetos que fez como Secretária de Minas e Energia do Rio Grande do Sul. Acusa o governo de Serra e FHC de não ter investido na questão ambiental e ainda ter aumentado em 45% o desmatamento no país.

A petista faz promessas direcionadas para as mulheres já que, segundo matéria publicada pela Folha no último domingo, se Dilma ganhar, "será uma vitória liderada pelos homens", e, se Serra vencer, "liderada pelas mulheres". Trata-se de uma "guerra invertida entre os sexos".

A petista promete ampliar as linhas de crédito para as mulheres criarem micro empresas, ampliar o número de exames de mamografia, combater a discriminação contra a mulher e fazer cursos de capacitação profissional para as mulheres que querem ingressar no mercado de trabalho.

Contrapondo uma das questões principais defendidas pelo plano de governo de Serra, as escolas técnicas, a propaganda da petista afirma que, durante o governo de FHC, que Serra fez parte, foram criadas 11 escolas técnicas, enquanto o governo do presidente Lula está construindo 214.

A propaganda ainda cita a última pesquisa Datafolha, divulgada ontem, onde Dilma aparece com 56% das intenções de voto, contra 44% do tucano. O resultado, em votos válidos, é idêntico ao registrado no último levantamento do instituto, realizado no dia 21.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página