Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2010 - 12h19

Arcebispo do Rio diz que papa tem o direito de orientar eleitores

Publicidade

CIRILO JUNIOR
DO RIO

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, defendeu neste domingo a orientação sobre o processo eleitoral passada pelo papa Bento 16 ao fiéis, na semana passada. O religioso ressaltou que o papa tem o direito de orientar a Igreja.

Candidatos aproveitaram mal segundo turno; ouça análise
Fernando Rodrigues: Regressão em debates marca segundo turno de presidenciáveis
Animação relembra a campanha eleitoral em um minuto
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

"O que ele falou foi aquilo que nós já vínhamos repassando, que é orientar os eleitores para que votem com consciência e responsabilidade. Temos feito isso, e o papa confirmou. Faz parte da tradição apostólica da Igreja, de buscar a dignidade humana, em todos os seus aspectos, de ao mesmo tempo votar com responsabilidade", afirmou, após votar, na Glória, zona sul do Rio.

Questionado se a posição do papa não induziria o voto no candidato do PSDB, José Serra, dom Orani desconversou. "São deduções jornalísticas, os jornalistas deduzem como acharem melhor", comentou.

Dom Orani disse ainda que as eleições deste ano mostraram que o povo ainda se preocupa com questões religiosas. Para ele, o debate eleitoral levantou questões da "vida humana", e que vão além da fé religiosa.

"O Brasil nasceu sob fé religiosa, e que embora tenha se tentado falar que ele não tem essa preocupação, a maioria do povo tem. Nós vemos isso bem claro pela reação do povo, que conserva no seu coração, uma fé religiosa, que norteia a sua vida."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página