Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2010 - 19h44

Camilo Capiberibe (PSB) é eleito governador do Amapá

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com 95,16% das urnas apuradas, Camilo Capiberibe (PSB), 38, foi eleito governador do Amapá com 53,66% dos votos computados.

Lucas Barreto (PTB), 45, teve 46,34%.

Candidatos aproveitaram mal segundo turno; ouça análise
Fernando Rodrigues: Regressão em debates marca segundo turno de presidenciáveis
Animação relembra a campanha eleitoral em um minuto
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Divulgação
Com 37% das urnas apuradas, Capiberibe lidera com 53% no Amapá
Com 95% das urnas apuradas, o candidato Camilo Capiberibe, do PSB, é eleito governador do Amapá

Segundo pesquisa eleitoral do Ibope divulgada no sábado (30), Capiberibe seria eleito governador do Estado, com tinha 57% dos votos válidos, contra 43% de Barreto.

Foram apurados 0,83% de votos em branco, 5,63% de votos nulos, e uma taxa de abstenção de 19,51%. O colégio eleitoral do Amapá tem 420.349 eleitores habilitados.

Marcada por prisões e trocas de acusações, a campanha para o governo do Amapá chega ao fim como uma das mais disputadas. No primeiro turno, apenas 837 votos separaram os adversários de hoje.

As eleições no Estado foram agitadas pela operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, que prendeu o governador e candidato à reeleição Pedro Paulo Dias (PP), em setembro, por suspeita de participação num esquema de desvio de verbas federais.

Além de Dias --derrotado nas urnas--, outras 17 pessoas foram presas na operação --incluindo o ex-governador Waldez Góes (PDT).

Dias substituiu Góes em abril, quando o pedetista renunciou para disputar uma vaga no Senado --após ficar em terceiro lugar, também foi derrotado.

Neste segundo turno, ambos os candidatos afirmam representar uma "mudança" em relação ao governo anterior, mas acusam um ao outro de fazerem parte das velhas estruturas que governaram o Estado desde a sua criação, em 1991.

Barreto diz que Capiberibe representa uma continuidade do governo de seu pai, João Capiberibe (1995-2002). Já o socialista afirma que Barreto é próximo de Góes --de quem era aliado até 2003-- e do senador José Sarney (PMDB), que o nomeou para um cargo no Senado por meio de ato secreto, em 2008.

O segundo turno também foi marcado por boatos e acusações anônimas. Um DVD distribuído nas ruas de Macapá mostra Barreto num safári na África e acusa o candidato do PTB de ser um "assassino de animais indefesos" --o que ele nega.

Já blogs na internet afirmam que Capiberibe não pode governar o Estado porque nasceu no Chile, quando seus pais eram exilados políticos durante o governo militar. No site do TSE, consta que ele nasceu em Macapá.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página