Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2010 - 22h21

Governador eleito do AP diz que ação da PF foi fundamental para resultado

Publicidade

JEAN-PHILIP STRUCK
ENVIADO ESPECIAL A MACAPÁ (AP)

O governador eleito do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), 38, afirmou hoje à noite que a Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal, foi "fundamental para o resultado da eleição".

Candidatos aproveitaram mal segundo turno; ouça análise
Fernando Rodrigues: Regressão em debates marca segundo turno de presidenciáveis
Animação relembra a campanha eleitoral em um minuto
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Divulgação
Com 37% das urnas apuradas, Capiberibe lidera com 53% no Amapá
Governador eleito do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), diz que ação da PF foi fundamental para resultado da eleição

Também disse que os presos na operação da PF "não terão vez" em seu governo.

No dia 10 de setembro, a operação Mãos Limpas, prendeu 18 suspeitos --entre políticos, empresários e funcionários públicos-- de integrar um esquema de corrupção que desviava verbas federais.

Entre os presos estavam o atual governador Pedro Paulo Dias (PP) e o ex-governador e candidato derrotado ao Senado Waldez Góes (PDT), aliado do senador José Sarney (PMDB) no Estado.

Antes das prisões, Capiberibe aparecia em quarto lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Dias, que concorria à reeleição e acabou derrotado no primeiro turno.

"A operação serviu para desvendar para a sociedade as razões por que não há remédio no hospital, merenda na escola e por que as obras não avançam. Mostrou que o dinheiro estava sendo roubado e desperdiçado. A operação foi fundamental para a população optar pela mudança", disse Capiberibe, o mais novo governador eleito neste ano no país.

Sobre seu futuro governo, afirmou que pretende reorganizar as finanças do Estado, evitando desperdícios.

"Vamos tomar as decisões que vão reorganizar o Estado. Esse é um mandato de mudança e isso que a população pode esperar de nós."

Também falou que José Sarney vive "um momento de profundo desgaste no Amapá", mas vai ser "considerado em momentos de tomar decisões de governo".

O eleito disse que seu pai, João Capiberibe (PSB), que governou o Estado entre 1995 e 2002, não vai ter participação no novo governo.

"Ele foi eleito para ser senador, e eu não tenho dúvida que ele vai assumir. Ele vai ajudar muito a gente em Brasília, trazendo recursos e ajudando a resolver problemas. A população pode ficar absolutamente tranquila, a condução desse projeto de mudança foi concedido para mim", disse.

Atualmente, seu pai aguarda que sua candidatura seja julgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em 2004, o ex-governador teve seu mandato de senador cassado por compra de votos. Ele sempre negou a acusação.

DILMA

Ao final da entrevista, Capiberibe disse que o Estado vai ter uma boa relação com a presidente eleita Dilma Rousseff (PT).

Ele apoiou a candidata petista nos dois turnos. "O governo Lula foi um excelente governo com o Amapá."

Após os resultados mostrarem que o candidato Lucas Barreto (PTB) não conseguiria virar a eleição, partidários de Capiberibe tomaram as ruas de Macapá, agitando bandeiras amarelas, cor da coligação do novo governador.

Ele venceu com 53,77% dos votos válidos, contra 46,23% de Barreto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página