Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2010 - 12h37

Lula quer compensar fim da CPMF e diz que discutirá com Dilma 'decisões pendentes'

Publicidade

SIMONE IGLESIAS
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

O presidente Lula defendeu que o novo governo encontre um mecanismo para compensar as perdas de arrecadação decorrentes da extinção da CPMF, o "imposto do cheque", derrubado pelo Senado em 2007. O objetivo é aumentar o financiamento da saúde.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Em entrevista ao lado da presidente eleita, Dilma Rousseff, Lula criticou setores do Congresso pela decisão de 2007. "Plano de saúde, todo deputado tem, fazem 500 exames. Tem que levar isso para a sociedade também", disse o presidente, argumentando que alguns exames complexos deixaram de ser feitos pela rede pública após a queda da CPMF.

Dilma havia dito durante a campanha que discutiria esse tema, caso fosse eleita.

Na entrevista, ocorrida na manhã desta quarta-feira, no Palácio do Planalto, Lula afirmou ainda que tratará com Dilma de pendências do último bimestre de governo, tais como a compra dos caças pela Aeronáutica. A tendência é que o governo decida pela compra dos Rafale, da França.

Lula declarou também já ter a indicação para a 11ª vaga do Supremo Tribunal Federal, mas ressalvou que submeterá o nome a Dilma.

Sobre a extradição do ex-terrorista italiano Cesare Battisti, o presidente afirmou que seguirá o parecer da Procuradoria Geral da República, que em manifestação de 2009 se posicionou contra a extradição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página