Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2010 - 17h45

Lula confirma promoção do juiz Fausto De Sanctis, que deixará Satiagraha

Publicidade

FLÁVIO FERREIRA
DE SÃO PAULO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o juiz federal Fausto Martin de Sanctis como novo desembargador do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (30) na imprensa oficial.

A promoção já havia sido definida pelo TRF, conforme a Folha publicou no final de novembro. A posse do juiz deve ocorrer em 30 dias.

De Sanctis diz que vai manter independência como desembargador
Fausto de Sanctis faz ficção sobre juiz que se encanta por advogada
Após um ano e dois meses parado, processo da Satiagraha volta a andar

De Sanctis ficou nacionalmente conhecido pela atuação nas ações penais relativas à Operação Satiagraha, da Polícia Federal, ao determinar por duas vezes a prisão do banqueiro Daniel Dantas, na fase de inquérito da operação, e por ter aplicado a Dantas a pena de dez anos de prisão em um dos processos relativos ao caso.

Dantas nega ter cometido os crimes apontados na Satiagraha e recorreu contra a condenação imposta por De Sanctis.

A medida do TRF foi tomada de acordo com a vontade de De Sanctis, que se inscreveu no concurso de promoção por antiguidade. O juiz era o primeiro da lista de concorrentes por ter o maior tempo na magistratura na 1ª instância da 3ª Região da Justiça Federal, na qual são julgadas as causas federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

De Santis é juiz federal há 19 anos.

Em 2008, auge da Satiagraha, uma vaga por antiguidade também foi aberta no TRF. Na oportunidade, contudo, De Sanctis abriu mão da promoção e não se inscreveu para o concurso.

Considerado um juiz linha dura, os advogados de Daniel Dantas tentaram, sem sucesso, excluí-lo das ações resultantes da operação da PF. Alegavam que o magistrado havia perdido a imparcialidade para julgar os processos relativos ao caso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página