Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2010 - 14h40

Dilma só deve se mudar para o Palácio do Alvorada após o dia 15

Publicidade

LARISSA GUIMARÃES
SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA

A presidente eleita, Dilma Rousseff, só deverá se mudar para a residência oficial da Presidência da República, o Palácio do Alvorada, após o dia 15 de janeiro. Desde novembro, Dilma está hospedada na Granja do Torto, usada durante este período de transição.

Segundo a Folha apurou, toda a mudança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ir para São Paulo até quarta-feira.

Os objetos pessoais de Lula foram acondicionados na semana passada em dez caminhões, mas a maior parte da mudança não deixou Brasília por falta de local de entrega em São Paulo.

O apartamento de Lula em São Bernardo do Campo (SP), para onde ele voltará a partir de amanhã, é considerado pequeno para acomodar todo o material.

Até agora, foram encaminhados para São Paulo a parte de vídeo e imagem, além da adega do presidente. O que foi enviado até o momento ficará em um depósito especial. Apenas na próxima segunda-feira será definido o destino final de todo o acervo do presidente.

Além de objetos pessoais, Lula também levará todos os presentes que ganhou de chefes de Estado e chefes de governo ao longo dos oito anos de governo. Esse acervo é de propriedade de Lula e de sua família. Se quiserem vender ou leiloar qualquer objeto ganho no exercício da Presidência, a preferência de compra é da União.

Entre os presentes, destacam-se uma escultura dada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e uma espada de ouro, dada pelo Emir do Catar, Hamad Bin Khalifa Al Thani.

'BOMBA'

Em sua gestão de oito anos, Lula também ganhou milhares de presentes de populares, como duas batedeiras (uma para ele, outra para a primeira-dama, Marisa Letícia) dadas por uma eleitora do Rio de Janeiro.

As batedeiras foram entregues no Palácio da Alvorada, mas o Gabinete de Segurança Institucional recolheu o material para inspeção, achando que tratava-se de uma bomba. Após ficar constatado que eram apenas equipamentos domésticos, as batedeiras foram devolvidas ao presidente Lula.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página