Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2011 - 18h15

Para colunista, Dilma tentará dar marca gerencial a seu governo; leia bate-papo

Publicidade

DE SÃO PAULO

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista da Folha e da Folha.com, participou hoje de bate-papo com internautas sobre o início do governo da presidente Dilma Rousseff e a disputa por cargos no Planalto.

Para a jornalista, o governo Dilma terá marca gerencial. "Dilma tentará dar uma marca gerencial, de competência, ao governo dela. Mas com a simbologia do combate à miséria", respondeu ela a uma pergunta de internauta.

Cantanhêde acredita que a disputa entre PT e PMDB por cargos não vai adiante. "Essa guerrinha do PT com o PMDB já era previsível, mas acho que vai ficar só na ameaça no início. Enquanto a Dilma for popular e a economia estiver bem, o PMDB é o cão que ladra, mas não morde. Se algo complicar, aí, sim, passa a ser perigoso. A Dilma sabe disso."

Divulgação
A jornalista Eliane Cantanhêde conversa com internautas sobre a sucessão presidencial
A jornalista Eliane Cantanhêde conversa com internautas sobre a sucessão presidencial

Confira os outros bate-papos da Folha

Eliane Cantanhêde está desde 1997 na Folha, onde acompanhou de perto as políticas internas e externas dos governos FHC e Lula, além das sucessivas crises no Congresso Nacional.

Cantanhêde também foi colunista do "Estado de S. Paulo" e diretora de redação das sucursais de "O Globo", "Gazeta Mercantil" e da própria Folha em Brasília. Escreve às quartas-feiras na Folha.com.

Participaram do chat 771 pessoas. Veja a agenda de bate-papo do UOL.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com a jornalista Eliane Cantanhêde sobre o início do governo de Dilma Rousseff. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:01:33) cantanhêde: Olá, todos e todas! Boa tarde!

(05:01:51) vinicius pergunta para cantanhêde: Sou vinicius, cientista politico formado pela Federal de São Carlos, e gostaria de saber qual será a marca do governo DIlma na sua perspectiva

(05:02:47) cantanhêde: Oi, Vinicius. A Dilma tentará dar uma marca gerencial, de competência, ao governo dela. Mas com a simbologia do combate à miséria.

(05:03:27) Tatiana fala para cantanhêde: olá eliane! Boa tarde! Gostaria de saber oq achou da postura de Dilma no dia da posse? beijos!

(05:04:34) cantanhêde: Tatiana, acho que ela foi muito bem. Estava sóbria, não descambou para as grandes frases de efeito nem para prometer o céu na terra. E, claro, teve o seu momento de emoção no Planalto, quando falou dos companheiros que "caíram" no combate à ditadura. Bjs.

(05:04:59) camila fala para cantanhêde: Olá! Oq vc acha de nossa presidente dar continuidade ao governo Lula?

(05:05:45) cantanhêde: Camila, ela foi eleita pela maioria para isso. Só que continuidade é pouco. Ela precisa resolver os grandes pepinos que o Lula jogou no colo dela e avançar ainda mais.

(05:05:57) Carlos fala para cantanhêde: Vc acha que o fato de o PT ter tantas divergências com outros partidos pode dificultar o governo de dilma? abraço!

(05:07:18) cantanhêde: Carlos, essa guerrinha do PT com o PMDB já era previsível, mas acho que vai ficar só na ameaça no início. Enquanto a Dilma for popular e a economia estiver bem, o PMDB é o cão que ladra, mas não morde. Se algo complicar, aí, sim, passa a ser perigoso. A Dilma sabe disso.

(05:07:57) vinicius pergunta para cantanhêde: vc acha com o governo DIlma o PT recupera a sua militância politica defendida desde a sua criação?

(05:09:02) cantanhêde: Vinicius, há coisas que se vão e não voltam nunca. Aquele PT, do vermelho, da estrela, da paixão, esse não volta mais. Os poderosos são muito pragmáticos, a militância continua fiel, mas no fundo sabe que a aura se foi.

(05:09:32) Ricardo Amancio fala para cantanhêde: A Presidente Dilma parece estar bastante firme nesta queda-de-braço com o PMDB, que avaliação a senhora faz da postura da Presidente neste 'embate'?

(05:10:58) cantanhêde: Ricardo, acho que a Dilma está quieta, reclusa, observando e se afirmando. No caso do PMDB, ela não tem muito a fazer. Prestigiou o PT com 17 ministérios, tirou três muito importantes do PMDB e agora dá um tempo, porque a guerra continua no segundo escalão. Ela é firme, mas sabe que precisa do PMDB. E o PMDB sabe bem a força que tem

(05:11:19) JMarceloN fala para cantanhêde: Sou Marcelo, servidor público, o Gov. pensa em lançar o PAC para erradicar a miséria, porém, os serv. apos. por INVALIDEZ sofrem sem a PEC 270, o que acha?

(05:12:36) cantanhêde: JMarceloN, essa história de PAC da miséria é igual ao PAC original: um apanhado de tudo o que já existe, com um nome bacana. Impressiona bem. Agora, sinceramente, não sei qual é a PEC 270.

(05:13:22) vinicius fala para cantanhêde: Vc acredita que a Dilma abrirá os arquivos da ditadura militar para julgamento dos crimes?

(05:14:34) cantanhêde: Vinicius, essa é a pergunta que não quer calar. Quer a minha opinião? Acho que ela vai abrir, sim. Primeiro, porque o assunto está em pauta há décadas. Segundo, porque ela tem um compromisso direto com isso, até por causa da história dela. Só que não será agora, será com calma, com a coisa decantando bem.

(05:15:01) DON DIEGUIITO fala para cantanhêde: Vc acha q a maioria das pessoas q votaram na Dilma, foi pelo o motivo de Lula estar Apoiando a sua Candidatura?

(05:16:04) cantanhêde: Don Dieguiito, com certeza! A Dilma não tinha biografia, história política, vivência partidária. Ela tem grandes méritos, claro, mas jamais seria presidente da República sem o apoio de Lula, que foi o principal fator da eleição de 2010.

(05:16:34) Eduardo fala para cantanhêde: Como pode ela nomear um senhor de 80 anos apadrinhado político do Sarney para o Ministério do Turismo logo agora que vem copa e olimpiadas. Por que não há escolha por mérito no governo?

(05:18:07) cantanhêde: Eduardo, esse foi um dos grandes vexames da formação do ministério. Esse senhor, o Pedro Novais, tem 80 anos, foi pego usando verba indenizatória em motel, não tem nada a ver com o setor. E a Copa e as Olimpíadas estão vindo aí! Esse tipo de coisa, tão comum na política, Dilma deveria tentar mudar. Mas o Sarney manda muito...

(05:18:33) anderson guaruja pergunta para cantanhêde: Você concorda que "nunca antes na história deste país" houve um presidente com tanto cacife para fazer reformas e desperdiçou esta chance

(05:20:15) cantanhêde: Anderson, concordo plenamente! Aliás, já escrevi isso algumas vezes na coluna da Folha impressa. O Lula é muito vaidoso, pensa excessivamente nos índices de popularidade e desperdiçou enormes chances de avançar institucionalmente. Não fez as reformas política, tributária e trabalhista, não tocou a abertura dos arquivos da ditadura, não resolveu a tempo o caso Battisti, não decidiu sobre os caças da FAB. Tudo para não se comprometer, pra ser mito.

(05:20:27) Vladimir -SP fala para cantanhêde: Eliane,, leio diariamente sua coluna no Jornal FSP e adoro seus comentários. Voce não acha que o Ex-Presidente deveria agora ficar sem quaisquer citação de seu nome por parte da imprensa, afinal, ele fez sempre por merecer tal desprezo durante todo o tempo que esteve como chefe do executivo. O que voce acha dessa idéia? Será que conseguirão?

(05:21:41) cantanhêde: Vladimir, a imprensa não pode ignorar a realidade, e a realidade é que o Lula é hoje o principal agente político do Brasil. Tudo o que ele diz e faz tem consequências. Enfim, é impossível a imprensa ignorá-lo, porque as pessoas não vão ignorá-lo.

(05:22:23) Vinicius fala para cantanhêde: Vc acha que a Dilma vai conseguir fazer as reformas politicas e tributarias que este país tanto precisa?

(05:24:22) cantanhêde: Vinicius, tudo vai depender da força política que ela tiver para isso. Dilma tem mais de 10 partidos na base de apoio do Congresso, com mais de 60% de apoio nas duas Casas. Mas a pergunta é: toda essa gente aprova as reformas? E como? Portanto, Dilma tem de apresentar uma proposta clara, ganhar o apoio de setores da sociedade e arrancar o apoio da sua base congressual. O primeiro passo é, portanto, mostrar que reformas ela quer.

(05:24:33) Carlos fala para cantanhêde: para você, qual é o futuro da questão do aborto com Dilma no poder?

(05:26:29) cantanhêde: Carlos, O Lula é o Lula, pensa muito em como ele sai na foto. A Dilma é militante, é ideológica, tem compromisso com as causas. Ao longo do seu mandato, acho que a questão do aborto vai avançar, sim. Ela está muito mais próxima dos movimentos feministas do que dos conservadores religiosos. E a campanha eleitoral já passou, não é verdade?

(05:26:49) Rafinha fala para cantanhêde: Olá. Gostaria de saber algo que está gerando grande polemica nesse novo governo: o casamento homossexual é um desafio ou apenas rumores?

(05:27:44) cantanhêde: Rafinha, não entendi sua pergunta. O que está gerando polêmica é PMDB, PT, desaparecidos políticos, Battisti... Você acha pouco?

(05:28:31) Gorila fala para cantanhêde: Eliane, boa-tarde. Não sei se já perguntaram, mas pergunto. Será que virá à tona agora o que de fato ocorreu no assassinato do Celso Daniel?

(05:29:17) cantanhêde: Gorila, há crimes que nunca têm uma solução cem por cento. Acho que esse é um deles.

(05:29:33) politica limpa pergunta para cantanhêde: Você considera a possibilidade do Brasil,conseguir status de pais de primeiro mundo?com o PT no governo??

(05:31:41) cantanhêde: política limpa,independente de quem esteja no governo, seja PT, PSDB ou o que for, o Brasil é um país que tem tudo para ser de primeiro mundo a médio prazo. Já é a oitava ou nona economia do mundo, tem petróleo, biocombustível, Amazônia, Amazônia verde, gente, paz, democracia. Falta investir em gente: saúde, educação, tecnologia. Nenhum partido vai conseguir destruir isso. O país é maior do que os seus governos.

(05:31:48) diego fala para cantanhêde: parabens amiga cantanhede, eu sou do mexico e sempre gosto ler o diario do folha, meu pergunta como veja a relacao de brasil com america latina em especial com mexico,?cre que vai haver algum boas relacoes?

(05:33:27) cantanhêde: Diego, bem vindo ao chat! A prioridade do Brasil é a América do Sul, neste nosso mundo formado cada vez mais em blocos. Mas isso está se estendendo para a América Latina inteira, inclusive porque a crise dos EUA em 2009 mostrou ao México que não dá para ficar eternamente dependente do Tio Sam. Entrevistei o seu presidente e ele admitiu isso claramente.

(05:33:45) Henrique fala para cantanhêde: Com um presidente sem carisma, o Brasil corre o risco de perder peso na cena internacional?

(05:35:03) cantanhêde: Henrique, um dos pontos mais fortes do Lula foi o carisma e a presença internacional. Dilma tem outro estilo, mas sóbrio, mais técnico, mas ela representa um grande país emergente. Como eu disse antes, o Brasil tem peso internacional quase que natural. E isso vai aumentar.

(05:35:16) Cesar - Brasília fala para cantanhêde: Eliane, este novo governo me parece marcado pela falta de nomes de PESO nas diversas áreas de Governo. Lula conseguiu MAXIMIZAR o espólio econômico e institucional deixado por FHC. Você acha que Dilma vai ir além do FOME ZERO ou do Bolsa "alguma coisa"?

(05:37:32) cantanhêde: Cesar, realmente, o ministério não é nenhuma Brastemp, mas a máquina está azeitada e o Brasil vem de um círculo virtuoso de 17 anos, desde o Itamar. A Dilma precisa não errar e não recuar. É quase por gravidade. Mas ela certamente terá que ser mais ousada nas questões estratégicas e estruturantes do que o antecessor. Quer ver uma coisa: como falar em país de primeiro mundo sem mão de obra altamente qualificada?

(05:37:40) LULA fala para cantanhêde: ELIANE. QUAL O SETOR QUE DILMA TÊM QUE INVESTIR MAIS PARA O BRASIL TORNAR-SE UM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO? ABRAÇÃO.

(05:38:14) cantanhêde: Oi, Lula, você aí??!! Educação, educação, educação, educação. Junto com Ciência e Tecnologia, porque andam de mãos dadas.

(05:38:31) Sandra Gonzaga fala para cantanhêde: Eliane, os aposentados por invalidez permanente estáo morrendo à mingua. Muitos estão tocando os remédios pelo pão..O governo Lula não deveria ter per5mitido tamanha COVARDIA contra esse grupo de aposentados. Tiraram deles o DIREITO DE coninuar tomando sos seus medicamentos. Seá que a Dilma vai corrijir essa injustiça?

(05:40:00) cantanhêde: Sandra, já disse que não estou acompanhando esse problema. Mas tenho uma sugestão: os interessados têm que botar a boca no mundo! Em país de Primeiro Mundo, a sociedade grita! No Brasil, estão todos muito calados há oito anos. Quem não berra não mama.

(05:40:05) brasileiro fala para cantanhêde: Olá, boa tarde...o que a sra espera a respeito da relação entre o novo governo e a imprensa brasileira. O fato do ex-ministro Franklin Martins não permanecer facilita ou dificulta a relação com a mídia?

(05:42:37) cantanhêde: brasileiro, O Lula usou a sua imensa popularidade para jogar as pessoas contra a grande imprensa, enquanto "comprava" o apoio de todo o resto. O Franklin é meu amigo há anos, mas ele estava muito mal humorado, muito rabugente, esquecendo as décadas em que foi, ele mesmo, um jornalista da ativo e, portanto, comprometido com a crítica, a investigação, a cobrança. A Helena Chagas, também minha amiga, é mais serena e vai saber lidar com os naturais confrontos entre governantes e uma mídia independente.

(05:42:44) Nerio fala para cantanhêde: A imagem do Palocci no novo governo Dilma, não é o manto da obscuridade?

(05:44:32) cantanhêde: Nerio, sempre desconfiei muito de gente com a cara boa, o sorriso fácil, que diz tudo o que o interlocutor quer ouvir. Mas o Palocci é considerado o homem forte do governo, que serve para mil e uma utilidades: acalma o grande capital, os aliados, a oposição, a imprensa e quem mais passar pela frente. Mas, se for esperto, vai tentar não ser maior do que a presidente, porque isso nunca dá certo.

(05:44:51) Rod fala para cantanhêde: Duas perguntas na área militar, 1) acha que a Dilma terá problemas com essa área? 2) Como fica a escolha dos caças? Obrigado e parabéns pelo trabalho.

(05:47:28) cantanhêde: Rod, obrigada. 1)é uma área difícil, e ela ostensivamente não gosta dela. Como ministra, evitava as cerimônias militares no Planalto. Mas é claro que nem ela nem eles querem confusão. Vai todo mundo conviver civilizadamente. 2) O Lula enrolou, enrolou, enrolou e deixou o abacaxi para a Dilma. A FAB escolheu o Gripen sueco, e o governo civil preferia os Rafale. Dilma fez bem em pedir tempo e analisar ela mesma os dois lados. Afinal, é coisa para os brasileiros pagarem por 30 anos! Mas acho que vai sair. Deste ano não passa.

(05:47:46) Marcelo Barbosa fala para cantanhêde: Quero primeiro parabeniza-la pelo ótimo trabalho que faz na folha. Bem, algo que era motivos de luta pelo ex presidente, uma reformulação no conselho da ONU, é também, como não poderia deixar de ser, uma preucupação do novo governo. Quais seriam as verdadeiras vantagens em tais reformulações e, consequentemente, uma cadeira permanente para o Brasil nesse conselho? Seria realmente a vontade de levar a paz para o oriente médio, ou teriam outras razões, como as de caráter economico?

(05:49:53) cantanhêde: Marcelo, Obrigada! A reforma do Conselho de Segurança da ONU não é uma reivindicação exclusiva do Brasil, mas dos principais emergentes de cada continente. O objetivo comum é gerar maior equilíbrio internacional depois da Guerra Fria, com os novos atores ocupando seu lugar no palco. Isso dificultaria, por exemplo, essa aventura insana no Iraque.

(05:49:57) agenor pergunta para cantanhêde: Com toda a turma dos dossiês ficando no governo Dilma, a perigo de mais Dossiês?

(05:51:23) cantanhêde: Agenor, com certeza! Aquele abraço da Dilma na Erenice foi um mau sinal, e a gente sabe que o PT é craque em fazer dossiê contra adversários. A surpresa é que começa a fazer também contra os próprios aliados. É uma expertise petista, mas tem efeito bumerante...

(05:51:25) LNM fala para cantanhêde: Como fica a situação da Vale? Reestatiza?

(05:52:29) cantanhêde: LNM, nem pensar! Onde já se viu reestatizar uma empresa que nunca teve tanto sucesso na vida como agora? Esse negócio de condenar privatização é só para eleitor ver. Passada a eleição, a Dilma já está abrindo as concessões de aeroportos. E vem mais por aí, quer apostar?

(05:52:42) Prof. Alexandre fala para cantanhêde: Gostaria de lembrar algo, Battisti deveria ou não ser extraditado???..... alguém aqui sabia, que as pessoas assassinadas sob a suposta arma de Battisti, essas pessoas eram ativistas de grupos de extrema direita????...... e que a Italia, JAMAIS, teria coragem e romper laços com o Brasil, principalmente agora com a crise batendo em sua "bota"

(05:54:00) cantanhêde: Prof. Alexandre, essa é uma questão muito delicada, daquelas em que os dois lados têm razão. O que não foi bonito foi o Lula ter oito meses para decidir e deixar para decidir no apagar das luzes. A pobre a Dilma é que tem que aguentar o tranco. E que tranco!

(05:54:40) Negrines fala para cantanhêde: ola, voce nao acha que o apoio politico prejudica muito as eleições? Vendo que a Dilma esta eleita apenas pelo apoio e que isso define nosso rumo.

(05:56:51) cantanhêde: Oi. Apoio político é fundamental para governar, e isso vale para o Brasil e para qualquer democracia do mundo. E obter apoio político às vezes também é engolir sapos. Só que, quando você tem mais de 80% de popularidade, você tem "gordura" para gastar. Não precisa se agarrar a oligarquias que destroem estados inteiros há décadas. Aí não é mais apoio político, é covardia.

(05:56:53) Mari.Vrgs fala para cantanhêde: Gostaria de perguntar sobre o salário mínimo, a presidente pretende aumentá-lo agora no início do seu mandato, você acha certo? Se não quando você acha que seria melhor fazer essa alteração?

(05:58:45) cantanhêde: Mari, a data não depende do presidente. O salário mínimo é anunciado em Primeiro de Maio. O governo fez a proposta de R$ 540,00, e o PMDB ameaça subir isso para R$ 560, com o ministro da Fazenda ameaçando vetar. Por quê? Porque tem consequências danosas nas contas públicas, principalmente por causa da Previdência Social. O impacto é grande. O PMDB sabe disso e ameaça só para obter mais cargos. Na hora "h", recua.

(05:58:47) william fala para cantanhêde: vc acha que lula irá interferir no governo Dilma?

(05:59:48) cantanhêde: William, irá, não; já interfere diretamente. Quem é que escolheu os principais ministros e até convidou pessoalmente alguns deles???? Mas a Dilma tem um carma: tudo o que der certo, foi o Lula; tudo o que der errado foi ela...

(05:59:55) PabloOrlando-CE pergunta para cantanhêde: Você é otimista com o futuro do Brasil?

(06:01:34) cantanhêde: PbloOrlando, enormemente otimista, como deixei claro aqui. O país tem condições excelentes para ser uma grande nação, uma nação que terá papel importante para a paz mundial e o equilíbrio entre países e continentes. Os governantes não estragarão isso, quaisquer que sejam. Um abração em todos e todas. Até a próxima!

(06:01:55) Moderadora UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Eliane Cantanhêde e de todos os internautas. Até o próximo!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página