Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2011 - 17h33

Dilma visita Washington entre dias 12 e 18 de março

Publicidade

SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff irá a Washington (EUA), entre os dias 12 e 18 de março, para se encontrar com o presidente norte-americano, Barack Obama.

As chancelarias dos dois países estão negociando a data. As tratativas apontam para os dias 14, 15 ou 16 de março, mas há indefinição por conta das agendas dos presidentes dos dois países.

O convite foi feito por Obama, no ano passado, após a eleição de Dilma, e refeito na posse, dia 1º de janeiro, pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Estarão na pauta de discussão a aproximação feita pelo governo Lula com o Irã e a posição brasileira contra a ampliação do tratado contra proliferação de armas atômicas, os vizinhos bolivarianos, a concorrência para o fornecimento de 36 novos caças à FAB, os subsídios americanos à produção de etanol, e descoberta de petróleo na camada do pré-sal.

O governo Lula criou novo marco regulatório com a criação do regime de partilha. O modelo contraria os interesses de grandes petroleiras, porque as empresas têm que passar para a União parte do petróleo extraído.

Quanto aos caças, a americana Boeing está na disputa pelo negócio que envolve pelo menos R$ 10 bilhões. A empresa francesa Dassault, com o Rafale, era favorita durante a gestão de Lula, mas Dilma assumiu e decidiu analisar melhor as propostas.

Na semana passada, o senador do Partido Republicano John McCain --que disputou com Obama a Presidência em 2008-- se reuniu com Dilma, em Brasília, e fez lobby em favor dos caças da Boeing.

HERMANOS

A primeira viagem internacional da presidente ocorrerá dias 30 e 31 para a Argentina. Dilma fará encontro bilateral com a presidente do país vizinho, Cristina Kirchner.

Depois da reunião em Buenos Aires, Dilma seguiria para Montevidéu para jantar com o presidente José Mujica, mas a visita deverá ser adiada. Segundo interlocutores da Presidência, Dilma quer mais tempo para se dedicar aos encontros bilaterais e analisou que o encontro com Mujica seria muito rápido.

Dia 16 de fevereiro, a presidente irá a Lima (Peru) para participar da Cúpula América do Sul e Países Árabes. Ela pretende visitar ainda em fevereiro ou no começo de março o Paraguai e, com isso, se reunir com os parceiros do Mercosul antes dos Estados Unidos.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, irá na próxima segunda-feira (17) a Assunção para agendar a visita de Dilma.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página