Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2011 - 21h31

Procuradoria em MT denuncia 'aloprado' e outros 27 por fraude

Publicidade

DE CUIABÁ

O Ministério Público Federal de Mato Grosso denunciou 28 pessoas por suspeita de envolvimento em um suposto esquema de fraudes que desviava verbas destinadas a construção de estradas, contratação de serviços e o atendimento à saúde indígena em municípios do Estado.

Entre os denunciados estão Valdebran Padilha e seu irmão Waldemir.

Em 2006, pouco antes do primeiro turno da eleição presidencial, Valdebran foi preso em flagrante no episódio da negociação de um dossiê contra políticos. O então presidente Lula chamou os envolvidos de "aloprados".

Segundo a Procuradoria, os Padilha faziam parte do "núcleo empresarial" do suposto esquema.

"Esse núcleo controla grande número de empresas que se beneficiavam de licitações fraudulentas, da inexecução de obras e prestação de serviços e do superfaturamento de preços e quantitativos", diz o Ministério Público Federal, em nota.

Outros denunciados foram o ex-coordenador regional da Funasa em MT Marco Antônio Stangherlin e o ex-prefeito de Santo Antônio do Leverger (MT) Faustino Dias (DEM).

A cúpula do esquema, diz a denúncia, tem influência política. "Esse grupo, constituído de membros do diretório do partido PMDB, possui a força de indicar pessoas para os cargos e funções de confiança, com pessoas integrantes do esquema, para a Coordenação Regional da Funasa em Mato Grosso."

As fraudes, segundo a denúncia, ocorreram de 2000 a 2009, e resultaram em um rombo de R$ 3 milhões aos cofres públicos. Entre os crimes apontados, estão formação de quadrilha, estelionato, peculato, crime de responsabilidade e fraude em licitações.

A Folha não conseguiu contato com os denunciados ou seus representantes hoje.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página