Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2011 - 15h58

Bahia fornece banheiro químico e 600 kg de carne por dia ao MST

Publicidade

MATHEUS MAGENTA
DE SALVADOR

Para recepcionar quase 3.000 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que estão acampados desde segunda-feira na Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia, em Salvador, o governo baiano instalou banheiros químicos, chuveiros, toldos e fornece 600 kg de carne por dia para o grupo.

Não é a primeira vez que o governo de Jaques Wagner (PT) prepara uma recepção para o MST. No ano passado, foram instalados banheiros químicos e um tanque de água. Em 2009, o governo baiano causou polêmica ao gastar R$ 161,3 mil em aluguel de ônibus para transportar integrantes do MST de volta ao interior baiano após a invasão do prédio da mesma pasta.

As medidas foram criticadas pela oposição. Para o vice-presidente estadual do DEM, Heraldo Rocha, o governo petista está "paparicando" o movimento em vez de gastar dinheiro em outras áreas prioritárias, como a saúde pública.

Segundo o governo baiano, a medida é legal e serve para dar apoio logístico aos manifestantes e evitar a depredação do patrimônio público.

Os manifestantes acampados em Salvador cobram uma audiência com Wagner, além de uma série de reivindicações, como a criação de mais assentamentos e a melhoria dos que já existem. O governo baiano formou uma comissão para negociar com o grupo.

A ação faz parte da jornada de protestos e invasões chamada "Abril Vermelho", promovida anualmente para lembrar o massacre de Eldorado do Carajás, no Pará, em 1996. Neste ano, o MST já invadiu 40 fazendas na Bahia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página