Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2011 - 13h19

Presidente do BC diz que estratégia contra inflação não mudou

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
DE BRASÍLIA

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse nesta quinta-feira que as estratégias da autoridade para controlar a inflação não mudaram.

Na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada na semana passada, o BC deu mais destaque para o uso dos juros como instrumento para segurar a alta de preços, o que foi visto pelo mercado como uma mudança de direção pela instituição, que vinha apoiando suas ações em medidas macroprudenciais, como a restrição ao crédito.

Governo continuará atuando para evitar valorização do real
Regime de metas de inflação serve bem ao país, diz Tombini

"Não há mudança alguma. Simplesmente na comunicação estamos tratando de dar o destaque necessário para o instrumento convencional. Medidas macroprudenciais serão levadas em conta no processo de aperto das condições monetárias que está em curso para trazer a inflação para o centro da meta", afirmou.

O presidente disse ainda que "há muita falação" que não vem do BC, mas que a linha adotada pela instituição tem sido consistente.

"Não mudou absolutamente nada. O BC vem fazendo a sua política articulada e tem recebido contribuições de outras partes do governo no combate a inflação, é apenas uma questão de ênfase", completou.

O presidente disse ainda que a inflação deverá "rodar no centro da meta" a partir dos próximos meses, o que significa uma inflação mensal de até 0,4%. No acumulado dos 12 meses, porém, a inflação ainda ficará acima dos 4,5% por conta do comportamento dos preços no início do ano. Para 2012, Tombini prevê a inflação no centro da meta, ou seja, em 4,5%.

"Uma política monetária opera com defasagem. Tudo o que foi feito nesses três meses não tem condição de atingir a inflação corrente, vai atingir ao longo do tempo", concluiu.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página