Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2011 - 21h49

Justiça manda soltar vice-prefeito de Campinas

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

A Justiça revogou nesta sexta-feira (27) a prisão temporária do vice-prefeito de Campinas (93 km de São Paulo), Demétrio Vilagra. Ele foi solto à noite.

Vilagra havia sido preso ontem, após chegar de viagem da Europa, onde passava férias.

Divulgação
Demétrio Vilagra foi solto depois de prestar depoimento
Demétrio Vilagra foi solto depois de prestar depoimento

O vice-prefeito teve a prisão decretada pela Justiça na última sexta-feira (20) por suposta participação em esquema de fraudes em licitações na prefeitura, que envolviam contratos da Sanasa (empresa mista de abastecimento de água e saneamento).

Além dele, outras 11 pessoas foram presas por envolvimento no suposto esquema.

A pedido do Ministério Público Estadual, o ex-diretor comercial da Sanasa, Marcelo de Figueiredo, e o empresário Gabriel Ibrahim Gutierrez também foram soltos nesta sexta.

Eles eram os únicos que ainda permaneciam na cadeia anexa do 2º Distrito Policial.

Segundo a promotoria, a prisão temporária já não era mais necessária, já que todos já haviam prestado depoimentos.

Na tarde de hoje, o vice-prefeito prestou depoimento e negou participação no esquema, que direcionava contratos e arrecadava propinas.

Segundo o advogado Ralph Tórtima Stettinger, Vilagra explicou "em pormenores" a origem de sua renda mensal e justificou os R$ 60 mil encontrados em sua residência pelo Ministério Público.

Por possuir dívidas e multas de campanha, Vilagra é constantemente cobrado e, por isso, mantém dinheiro guardado em casa, segundo o advogado.

Ele confirmou o encontro de Vilagra com os empresários Alfredo e Augusto Antunes, que afirmaram, em depoimento, ter pago propina de R$ 20 mil ao vice-prefeito. No entanto, o advogado nega que seu cliente tenha recebimento dinheiro.

"Que eles queriam vantagens para a empresa, isso é indiscutível, mas não tiveram coisa alguma", afirmou Tórtima.

A defesa de Gabriel Ibrahim Gutierrez, preso nesta manhã, disse que ele também prestou depoimento à tarde e reafirmou que não existe o esquema apontado pelas investigações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página