Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2011 - 09h17

Deputados federais barrados pela Ficha Limpa tomam posse

Publicidade

CATIA SEABRA
MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

Barrados em 2010 pela Lei da Ficha Limpa, os deputados federais João Pizzolatti (PP-SC), Janete Capiberibe (PSB-AP) e Magda Mofatto (PTB-GO) assumiram ontem suas vagas na Câmara. Hoje, um dia depois da posse, já estão em férias remuneradas.

Também terão direito a remuneração e a todas as vantagens dos deputados, como verba de gabinete, auxílios e adicionais. O salário de julho será proporcional aos dias trabalhados: metade do rendimento bruto de um parlamentar, que é R$ 26,7 mil.

Os três haviam sido barrados pela Justiça em 2010 com base na Lei da Ficha Limpa. Em 23 de março, o STF decidiu, porém, que a lei não se aplicava à última eleição.

Alan Marques - 13.jul.2011/Folhapress
A deputada Janete Capiberibe presta juramento ao lado de seu marido, João Capiberibe
A deputada Janete Capiberibe presta juramento ao lado de seu marido, João Capiberibe

Com isso, os três --que tiveram votos para se eleger, mas cujas candidaturas não haviam sido registradas-- recorreram ao STF e conquistaram as vagas. Já Nilson Leitão (PSDB-MT), que não é ficha-suja, tomou posse graças aos votos de Willian Dias (PTB), que tinham sido anulados e voltaram a valer.

Com isso, deixaram a Câmara Ságuas Moraes (PT-MT), Professora Marcivânia (PT-AP), Delegado Waldir (PSDB-GO) e Zonta (PP-SC).

Questionado sobre entrar de férias sem ter trabalhado, Pizzolatti disse: "Deixe-me curtir o meu dia. Me poupe".

Janete disse que assumiu o mais rapidamente possível para que seu eleitor não tivesse o mandato usurpado mais um dia. "Meu eleitor já perdeu cinco meses do mandato para o qual me elegeu", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página