Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2011 - 20h40

Governo vai reforçar segurança de servidores da Funai no Acre

Publicidade

FREUD ANTUNES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM RIO BRANCO

O Ministério da Justiça anunciou que vai enviar ainda nesta semana 16 homens da Força Nacional de Segurança para o Acre com o objetivo de manter a segurança dos servidores da Funai (Fundação Nacional do Índio) na base Xinane, a 20 quilômetros da fronteira com o Peru, onde vivem índios isolados.

Traficantes cercam funcionários da Funai no Acre
Presidente da Funai vai até base "cercada" por narcotraficantes
Invasor de área indígena no Acre já era traficante internacional condenado

O envio de militares para a localidade foi anunciado na noite de terça-feira (9) pela secretária nacional de Segurança do Ministério da Justiça, Regina Miki, pelo diretor da Força Nacional, Major Aragon, e pelo presidente da Funai, Márcio Meira, que sobrevoaram a área cercada no final de julho por narcotraficantes peruanos.

A Força Nacional deverá substituir os policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) do Acre que estão na localidade desde o final de semana.

Os representantes do ministério ainda informaram que o Exército deverá participar da ação de segurança na fronteira, mas a data para o começo da fiscalização por parte das Forças Armadas ainda não foi acertado.

A base Xinane que fica às margens do rio Envira, próximo ao município de Feijó, acabou ganhando destaque depois que os servidores da Funai enviaram diversos e-mails relatando que estavam cercados por narcotraficantes.

No dia 23 de julho, a Polícia Federal pediu aos servidores para que eles saíssem do local para evitar mortes, e no dia 1º de agosto foi montada uma operação com o objetivo de verificar a denúncia.

No local, a PF, com o apoio da Polícia Militar acriana e do Exército, encontrou um português de 60 anos --que não teve o nome divulgado-- e que já havia sido condenado por tráfico de drogas pela Justiça do Maranhão e do Ceará e também em Luxemburgo.

Os representantes da Funai no Acre ainda alegam que índios "arredios" que viviam do lado peruano estão sendo expulsos para o Brasil por madeireiros, empresas de exploração de petróleo e narcotraficantes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página