Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2011 - 16h46

MST anuncia invasão de duas fazendas em Pernambuco

Publicidade

DE SÃO PAULO

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) de Pernambuco anunciou a invasão de duas fazendas na região do agreste do Estado no domingo (21). As ações, segundo a coordenação do movimento, marcam o início da jornada de lutas pela reforma agrária em Pernambuco.

A jornada de luta está sendo organizada pela Via Campesina, que reúne diversos movimentos. Entre as ações previstas está a montagem de um acampamento em Brasília.

MST invade fazenda da Cutrale no interior de São Paulo
Sem-terra saqueiam caminhão com 14 toneladas de alimentos em MS

As duas fazendas em Pernambuco são reivindicações antigas do movimento. Segundo nota do MST, 117 famílias entraram na fazenda Serro Azul, em Altinho, e 50 famílias invadiram a fazenda Consulta, em São Joaquim do Monte.

Esta última fazenda foi onde ocorreu a morte de quatro seguranças da propriedade em confronto com agricultores do MST, em fevereiro de 2009. Segundo o movimento, a fazenda Serro Azul foi invadida em abril e desocupada em junho.

A Polícia Militar de Pernambuco disse que a Serro Azul foi invadida desde abril e que não chegou a ser desocupada. No domingo, segundo a PM, o MST ameaçou entrar na sede da propriedade. Foram enviados reforços para o local. A invasão não ocorreu. A PM não confirmou a invasão na Consulta.

Segundo Jaime Amorim, coordenador do MST em Pernambuco, a jornada de luta busca pressionar o governo a retomar o processo de reforma agrária no país --"estagnada", segundo ele, desde o início do ano.

"Já passamos do meio do ano e, infelizmente, não tivemos vistorias nem desapropriações. Não tivemos nada de reforma agrária", disse Jaime Amorim.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página