Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2011 - 19h56

FHC e Aécio dizem que oposição pode ajudar 'faxina' de Dilma

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmaram nesta segunda-feira (29), em eventos em Belo Horizonte, que, se a presidente Dilma Rousseff quiser, a oposição poderá ajudá-la a fazer as reformas e a "faxina" no governo.

FHC disse que, se o governo quiser mesmo fazer a faxina para combater a corrupção nos órgãos da União, pode convergir com a oposição.

"Se quiser avançar mais, acho que é buscar a convergência. Isso não deve ser confundido com adesão, não pode ser. Nós temos pontos de vista diferentes em muitas matérias e vamos manter [esses] pontos de vista [diferentes]", disse o ex-presidente.

"Falta ao governo, na minha avaliação, a coragem necessária para chamar as oposições e acertar conosco um pacto de governabilidade que impeça que aqueles que querem se locupletar, aqueles que queiram se aproveitar do Estado para objetivos menos nobres, não tenham o status que estão tendo hoje", afirmou Aécio.

O senador disse que a oposição precisa separar as questões de Estado das questões de governo.

"Combater, fazer oposição, cobrar resultados é responsabilidade da oposição. Absolutamente necessário. Mas ter a capacidade de sentar à mesa com o governo para discutir, por exemplo, as grandes reformas que aí estão imobilizadas e paralisadas, é também responsabilidade da oposição."

Aécio disse que sempre é cobrado pelos seus aliados para ter "uma ação oposicionista mais dura, mais frontal ao governo". E acrescentou: "Digo sempre: oposição ao governo, contem comigo, ao Brasil, jamais".

Também em Belo Horizonte nesta segunda-feira, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, ao ser questionado sobre a proposta tucana de pacto ou convergência para fazer as reformas e a faxina, disse que "até hoje, nem o PSDB, DEM e o PPS têm apoiado os projetos do Executivo, que é uma condição para sentar e negociar".

Segundo o petista, a oposição continua "sem rumo".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página