Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2011 - 13h50

PT aprova texto que ataca mídia e prevê candidaturas próprias

Publicidade

BERNARDO MELLO FRANCO
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA
CATIA SEABRA
DE BRASÍLIA

O PT aprovou neste sábado o texto básico da resolução política de seu 4º Congresso. O texto faz críticas à mídia e defende que o partido lance candidato próprio à prefeitura das principais capitais em 2012.

O documento foi aprovado com 98% dos votos, e ainda poderá receber emendas. O texto final será votado neste domingo.

Na versão aprovada, o partido afirma: "O PT priorizará o lançamento de candidaturas próprias nas principais cidades do país, nas cidades em que governa e onde representa a melhor chance de vitória no campo progressista".

O texto também prevê a possibilidade de apoiar candidatos de partidos aliados no plano nacional. "Como partido que busca alianças para suas vitórias, o PT poderá também apoiar candidaturas de outros partidos governistas."

Segundo dirigentes petistas, a política de alianças é o ponto de maior divergência e pode ser alterado até domingo.

No trecho sobre a imprensa, a resolução afirma que "o jornalismo marrom de certos veículos, que às vezes chega a práticas ilegais, deve ser responsabilizado toda vez que falsear os fatos ou distorcer as informações para caluniar, injuriar ou difamar".

"A inexistência de uma Lei de Imprensa, a não regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da propriedade cruzada de meios, o desrespeito aos direitos humanos presente na mídia, o domínio midiático por certos grupos econômicos tolhem a democracia, silenciam vozes, marginalizam multidões, enfim criam um clima de imposição de uma única versão para o Brasil", conclui o documento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página