Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2011 - 13h03

Sem-terra invadem duas fazendas no Pontal

Publicidade

JOÃO ALBERTO PEDRINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PRESIDENTE PRUDENTE

Duas propriedades rurais foram invadidas no final de semana por sem-terra nos municípios de Iepê (539 km de SP) e Rancharia (a 518 km), no oeste do Estado.

A Polícia Militar informou que as ações foram articuladas e promovidas por integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), mas o diretor regional da entidade no Pontal do Paranapanema, Laércio Barbosa, nega as ações do movimento em ambas as cidades.

Na sexta-feira (23), cerca de 80 pessoas, distribuídas em 30 veículos, montaram 28 barracos na Fazenda Santa Maria, em Rancharia. A propriedade fica localizada no km 45 da SP-457 (Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes), próximo ao balneário municipal.

No domingo (25), por volta da 0h30, o alvo foi a Fazenda São Benedito, de Iepê, que está invadida por aproximadamente 35 manifestantes, entre homens, mulheres e crianças. São cerca de dez automóveis e 20 barracos armados no local. A propriedade fica no km 193 da SP-421 (Rodovia José Bassil Dower).

As informações são da Polícia Militar.

O MST não confirma as ações em Rancharia e Iepê e aponta que as únicas atividades do movimento no Pontal do Paranapanema são acampamentos montados em frente à Fazenda São Domingos, em Sandovalina (a 624 km de SP), e próximo à Fazenda Nazaré, no município de Marabá Paulista (a 648 km da capital).

"Estamos acampados para cobrar a negociação dessas propriedades para reforma agrária. No Pontal, por enquanto, essas são as únicas atividades do MST", confirmou Laércio Barbosa.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, as duas invasões foram pacíficas e não houve confrontos. Em ambas as áreas, policiais relataram que não foram identificados os líderes das invasões. Até o momento, não houve pedido de reintegração de posse de nenhuma das áreas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página