Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2011 - 16h10

'Separatistas' são vaiados em debate sobre divisão do Pará

Publicidade

AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM

Defensores da divisão do Pará foram vaiados e hostilizados por estudantes durante debate realizado na manhã desta quinta-feira (6) na Universidade Federal do Pará, em Belém.

O auditório, com cerca de 300 pessoas, estava repleto de adesivos, cartazes e uma imensa faixa contra a divisão do Estado.

Em dezembro, os 4,6 milhões de eleitores paraenses votarão em um plebiscito para decidir se o Pará vai se desmembrar e dar origem a dois outros Estados: Tapajós (oeste do atual Estado) e Carajás (sul). O Pará remanescente da divisão ficaria com 17% de sua atual extensão territorial.

No debate, os deputados federais Giovanni Queiroz (PDT) e Lira Maia (DEM) tentaram apresentar seus argumentos a favor da mudança, mas foram diversas vezes interrompidos e criticados pelos estudantes.

"Vocês já vieram com uma ideia pré-concebida. Vamos aumentar a gestão nos locais onde o Estado não chega", defendeu Queiroz, sob vaias.

O argumento que arrancou aplausos da plateia é o da necessidade de investimentos no atual território.

"Precisamos de mais escolas, mais saúde, mais infraestrutura", disse o economista Eduardo Costa.

CAMPANHA

O acirramento no debate refletiu a situação da campanha eleitoral do plebiscito. A capital Belém e os municípios próximos resistem fortemente à ideia da divisão.

Uma boa votação nesses locais é considerada essencial, pois eles concentram mais da metade do eleitorado.

Os partidários da divisão, porém, pretendem aguardar o início do horário eleitoral gratuito em rádio e televisão para só depois intensificar o corpo a corpo na capital.

"Iremos tirar o debate do campo passional para a racionalidade", afirmou o deputado Lira Maia.

Até agora, em Belém, vê-se apenas adesivos e cartazes contra a divisão. "Nosso principal foco vai ser aqui mesmo, mas já estamos começando no interior", disse o deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB), defensor do atual território.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página