Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dividindo 3º lugar com Doria e Erundina, Haddad desqualifica pesquisas

Jorge Araujo/Folhapress
SAO PAULO SP Brasil 16 08 2016 Primeiro di de incio de campanha para eleição municipal O prefeito \Fernando Haddad no bairro de Piraporinha periferia da zona sul vista obras de canalização de corrego e vai para o palanque.grupo de jovens vaiam o prefeito e o Ex senador Eduardo Suplicy tenta falar com os jovens. Jorge Araujo Folhapress 703 ORG XMIT: XX
O atual prefeito Fernando Haddad (PT) em campanha na zona sul

Candidato à reeleição, o prefeito Fernando Haddad (PT) questionou nesta quarta-feira (24) o resultado das pesquisas eleitorais. Pesquisa Ibope divulgada nesta terça (23) mostra o petista com 9% das intenções de votos, empatado em terceiro lugar com o empresário João Doria (PSDB) e a deputada federal Luiza Erundina (PSOL).

"Se na véspera da eleição, os institutos não estão acertando pesquisa, vou comentar 40 dias antes, quando nem começou o programa eleitoral?", afirmou Haddad quando questionado sobre a pesquisa que mostrou Celso Russomanno (PRB) com 33%, na liderança da disputa pela Prefeitura de São Paulo, a senadora Marta Suplicy (PMDB), com 17%.

"Eu falo isso e vocês não divulgam. Divulgue as pesquisas Datafolha e Ibope do sábado, véspera do primeiro turno da eleição de 2012. Como vou comentar uma pesquisa 40 dias antes se na véspera estava tudo errado?", disse o petista antes de participar de um almoço no Rotary Club, em Higienópolis.

Em 6 de outubro de 2012, véspera do primeiro turno da corrida eleitoral paulista, o Datafolha mostrava empate técnico entre os três candidatos: José Serra (PSDB), Celso Russomanno (PRB) e Fernando Haddad (PT).

Já o resultado das urnas mostrou Serra com 31% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos), três acima do verificado um dia antes pelo Datafolha, que tinha margem de erro de dois pontos percentuais. Haddad (PT) ficou em segundo, com 29%, cinco a mais do apontado na pesquisa. Russomanno (PRB), com 22% (cinco a menos).

O Ibope também colocava os três empatados, com 26% dos votos válidos (margem de erro de três pontos).

"Se na véspera tem havido dificuldade em acertar os números, imagina quando nem começou o programa eleitoral? Nem apresentei meu governo, nem apresentei minhas propostas, não aconteceu nada ainda. Respeito, tenho a maior deferência, não estou criticando o trabalho de ninguém. É só uma constatação objetiva. Não dá para ser assim. Estou pedindo um pouco de respeito em relação a história", disse Haddad.

REALITY SHOW

Haddad também respondeu às críticas do adversário João Doria (PSDB) em relação ao programa "De Braços Abertos". O empresário tem dito que, com o projeto, a prefeitura criou o "bolsa crack".

Desde janeiro de 2014, o programa social paga R$ 15 por dia trabalhado aos dependentes químicos da cracolândia para fazerem trabalhos de zeladoria. Os 500 inscritos moram em hotéis da região e fazem três refeições diárias.

"O João Doria estuda pouco a cidade, o setor que ele atua é o de eventos, é um reality show. Ali não é reality show, ali é a vida como ela é", disse o prefeito. "Acho que ele deveria pelo menos conhecer os beneficiários. Até me proponho a fazer uma reunião: eu, ele e os beneficiários para que ele conheça a vida de cada um e possa tomar uma postura em relação ao programa no contato com as pessoas que estão sendo beneficiadas", afirmou.

Haddad criticou também a atuação do governo Geraldo Alckmin (PSDB) no combate ao tráfico de drogas na região. "A polícia não tem apoio do Estado para fazer o trabalho que tem que ser feito. [O tráfico] debaixo das barbas da autoridade estadual", disse. "Os tucanos estão há 22 anos aí", continuou ele, "que é exatamente a idade que tem a cracolândia".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade