Publicidade
Publicidade
Publicidade

Desafios de SP: confira os principais obstáculos da próxima prefeitura no urbanismo

O tema de hoje da série Desafios de SP é o urbanismo. No vídeo acima, o repórter especial Raul Justes Lores fala sobre as principais dificuldades que o próximo prefeito terá que enfrentar. Abaixo, estão os desafios compilados com a ajuda de especialistas no assunto.

*

Combater a especulação imobiliária

De acordo com estudiosos de urbanismo, a especulação imobiliária ocorre com a obtenção de lucros privados a partir de investimentos públicos realizados ao redor de um terreno, sem retorno proporcional para a sociedade.

Com o aumento do valor da propriedade, acontece a chamada "gentrificação", processo pelo qual um grupo que morava em determinada área é obrigado a se mudar em razão do aumento dos preços. Em seu lugar, pessoas de maior poder aquisitivo ocupam a região. O resultado é o crescimento da periferia.

Além disso, como a especulação imobiliária torna mais caro desapropriar, alugar e comprar terrenos, sobe o número de invasões a áreas públicas, como as destinadas a escolas e creches.

De janeiro de 2008 (três meses após o Brasil ser sido escolhido sede da Copa) a janeiro de 2016, o preço do metro quadrado para venda cresceu em 225,7% na cidade de São Paulo, segundo o índice FipeZap. Já no bairro de Pinheiros, que ganhou a estação de metrô Fradique Coutinho em 2014, a variação no mesmo período foi de 229,1%.

Segundo pesquisa do Creci-SP, cresceu em 30% de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014, ano em que o país sediou a Copa, o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas após reajuste do aluguel.

Coordenar a lei de zoneamento e a oferta de transportes

É preciso coordenar a Lei de Zoneamento com a disponibilidade de transportes para ligar demanda e oferta. Isso porque o poder público tem permitido construções em áreas que não oferecem suporte para novas demandas por transporte.

"Existe uma resistência do setor imobiliário, que quer ter liberdade para construir onde acha que deve, independente de ter oferta de transporte", afirma Candido Malta Campos Filho, professor aposentado de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e ex-secretário municipal de Planejamento.

Resolver o problema da ocupação de áreas de risco

A cidade tem várias ocupações irregulares, em encostas e em regiões de proteção ambiental. "Ou retira as pessoas de lá, ou elimina o risco. O empresário busca aumentar os lucros com um local mais barato, o que implica localizar os conjuntos em áreas de risco. A maioria está na periferia e em área de manancial, que é protegida.", afirma Campos Filho.

Compor um Plano Diretor de orçamento realista

Ao planejar um Plano Diretor, é importante indicar quanto dinheiro será necessário para realizá-lo e se existe essa disponibilidade no orçamento. Um planejamento realista passa tanto por definir o valor do investimento quanto por calcular o valor de manutenção dele.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade