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Criador de Erundina Bolt e outros memes da candidata diz fazer piada por falta de opção

Reprodução
Pedro Ekman, responsável pelas peças de Erundina
Pedro Ekman, responsável pelas peças de Erundina

Com apenas dez segundos de tempo de TV no bloco da propaganda eleitoral, a campanha da candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, Luiza Erundina, tem encontrado uma maneira pouco ortodoxa de chamar a atenção: o uso de memes, as piadas que circulam na internet.

Horário político Erundina

"Foi uma questão de necessidade", afirma Pedro Ekman, 39, o produtor de vídeo responsável pelas peças.

"Com dez segundos, é impossível discutir propostas, então temos que brincar para tentar chamar atenção naquele mar de informação. Qualquer coisa que a gente tentasse falar ali seria precária", diz Ekman.

O formato, nascido nas redes sociais, é popular entre os mais jovens, que formam boa parte da base do PSOL.

São eles a camada alvo da candidata de 81 anos, mais conhecida entre os mais velhos pela atuação como prefeita entre 1989 e 1992, quando muitos dos que hoje ela tenta conquistar estavam nascendo.

A candidata tem 7% das intenções de voto, segundo o último Datafolha.

O primeiro a ser usado foi o "John Travolta confuso", que sobrepõe a imagem do ator em uma cena do filme "Pulp Fiction" em que ele aparece procurando algo.

No caso de Erundina, trazia crítica ao veto de outros candidatos à sua participação nos debates na televisão.

Quando a proibição foi derrubada pelo Supremo, Ekman passou a exibir a imagem do campeão olímpico nos 100 m, o jamaicano Usain Bolt, com o rosto de Erundina e a legenda: "mesmo com dez segundos venceremos!".

"Campanha tem que ser assim, uma coisa alegre, muito banhada de cultura e criatividade", afirma a candidata.

CRÍTICAS

Para ela, a lei eleitoral que rege a disputa deste ano "afasta a juventude da política". "Encurtar o prazo, reduzir o programa eleitoral, distribuir desigualmente, isso fere a democracia e não atrai a juventude para a política."
Ekman é formado em arquitetura, sócio de uma produtora de vídeos, ex-petista e filiado o PSOL desde 2005.

"Saí junto com o Ivan [Valente, vice de Erundina], porque entendi que o PT não era mais o partido para o projeto que nós queríamos".

O produtor também participou da candidatura de Valente à Prefeitura, em 2008, e de Plínio de Arruda Sampaio à Presidência, em 2014, também pelo PSOL.

Este ano, faz ainda a de Edmilson Rodrigues à Prefeitura de Belém, primeiro colocado nas pesquisas, com 36%, segundo o Ibope.

"Lá, usamos uma estratégia diferente, porque ele é o primeiro, temos mais tempo de TV", afirma Ekman.

No entanto, o produtor, que diz trabalhar "quase a preço de custo" para produzir a campanha, também se vale de brincadeiras para atrair o público jovem.

Em um dos vídeos, são usados bonequinhos de Lego e pessoas com capas de super-herói para falar a respeito de saúde no município.

"É a mesma linha, porque são candidatos de perfil parecido, ex-prefeitos que têm boa avaliação, mas que são desconhecidos entre os jovens", diz.

Ekman, no entanto, afirma que a estratégia dos memes pode não perdurar nas semanas finais do primeiro turno. "Pode ser que se mantenha, mas é preciso ter uma reavaliação na reta final."

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