Criador de Erundina Bolt e outros memes da candidata diz fazer piada por falta de opção
Reprodução | ||
Pedro Ekman, responsável pelas peças de Erundina |
Com apenas dez segundos de tempo de TV no bloco da propaganda eleitoral, a campanha da candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, Luiza Erundina, tem encontrado uma maneira pouco ortodoxa de chamar a atenção: o uso de memes, as piadas que circulam na internet.
"Foi uma questão de necessidade", afirma Pedro Ekman, 39, o produtor de vídeo responsável pelas peças.
"Com dez segundos, é impossível discutir propostas, então temos que brincar para tentar chamar atenção naquele mar de informação. Qualquer coisa que a gente tentasse falar ali seria precária", diz Ekman.
O formato, nascido nas redes sociais, é popular entre os mais jovens, que formam boa parte da base do PSOL.
São eles a camada alvo da candidata de 81 anos, mais conhecida entre os mais velhos pela atuação como prefeita entre 1989 e 1992, quando muitos dos que hoje ela tenta conquistar estavam nascendo.
A candidata tem 7% das intenções de voto, segundo o último Datafolha.
O primeiro a ser usado foi o "John Travolta confuso", que sobrepõe a imagem do ator em uma cena do filme "Pulp Fiction" em que ele aparece procurando algo.
No caso de Erundina, trazia crítica ao veto de outros candidatos à sua participação nos debates na televisão.
Quando a proibição foi derrubada pelo Supremo, Ekman passou a exibir a imagem do campeão olímpico nos 100 m, o jamaicano Usain Bolt, com o rosto de Erundina e a legenda: "mesmo com dez segundos venceremos!".
"Campanha tem que ser assim, uma coisa alegre, muito banhada de cultura e criatividade", afirma a candidata.
CRÍTICAS
Para ela, a lei eleitoral que rege a disputa deste ano "afasta a juventude da política". "Encurtar o prazo, reduzir o programa eleitoral, distribuir desigualmente, isso fere a democracia e não atrai a juventude para a política."
Ekman é formado em arquitetura, sócio de uma produtora de vídeos, ex-petista e filiado o PSOL desde 2005.
"Saí junto com o Ivan [Valente, vice de Erundina], porque entendi que o PT não era mais o partido para o projeto que nós queríamos".
O produtor também participou da candidatura de Valente à Prefeitura, em 2008, e de Plínio de Arruda Sampaio à Presidência, em 2014, também pelo PSOL.
Este ano, faz ainda a de Edmilson Rodrigues à Prefeitura de Belém, primeiro colocado nas pesquisas, com 36%, segundo o Ibope.
"Lá, usamos uma estratégia diferente, porque ele é o primeiro, temos mais tempo de TV", afirma Ekman.
No entanto, o produtor, que diz trabalhar "quase a preço de custo" para produzir a campanha, também se vale de brincadeiras para atrair o público jovem.
Em um dos vídeos, são usados bonequinhos de Lego e pessoas com capas de super-herói para falar a respeito de saúde no município.
"É a mesma linha, porque são candidatos de perfil parecido, ex-prefeitos que têm boa avaliação, mas que são desconhecidos entre os jovens", diz.
Ekman, no entanto, afirma que a estratégia dos memes pode não perdurar nas semanas finais do primeiro turno. "Pode ser que se mantenha, mas é preciso ter uma reavaliação na reta final."