Publicidade
Publicidade
Publicidade

Guardas municipais são detidos ao investigar chácara de Greca em Curitiba

Dois guardas municipais de Curitiba foram detidos nesta quarta-feira (21) por usurpação de função pública ao permanecerem de "tocaia" em frente à chácara do candidato à prefeitura Rafael Greca (PMN).

Greca, que concorre contra o atual prefeito Gustavo Fruet (PDT) e lidera as pesquisas, é suspeito de ter envolvimento no sumiço de 12 peças históricas de um museu municipal.

Os guardas municipais estavam na cidade de Piraquara, onde Greca tem uma chácara e onde se suspeita que estariam algumas das peças desaparecidas.

Armados e munidos de uma câmera fotográfica, eles estavam estacionados quase em frente ao portão da propriedade. Os dois foram encaminhados à delegacia por usurpação de função pública, já que estavam fora de sua área de serviço.

Aos policiais, disseram que cumpriam "ordens superiores" e faziam uma investigação sobre "objetos desviados da secretaria de Cultura de Curitiba", segundo o boletim de ocorrência.

Eles devem responder pelo caso no Juizado Especial Criminal, responsável por crimes de menor potencial ofensivo.

"É um caso deprimente, um abuso de poder político", disse o advogado Walber Agra, da coligação de Greca. "É interessante que as peças estavam sumidas há dez anos e apenas agora que se tenta apurar seu paradeiro."

A Prefeitura de Curitiba informou que nenhum dos guardas municipais estava em horário de serviço ou em carros do município e que, portanto, não iria se manifestar.

A campanha de Gustavo Fruet negou ter orientado os servidores a investigarem o caso e disse, em nota, que Greca tenta "criar um subterfúgio para desviar o foco das graves denúncias" veiculadas na Folha.

PEÇAS HISTÓRICAS

Fotos publicadas por Greca em redes sociais e divulgadas na reportagem da Folha mostram objetos que coincidem, em descrição e imagens, com os itens desaparecidos em 1995, do museu Casa Klemtz. Na época, Greca era prefeito da cidade (1993-1996).

O candidato afirmou desconhecer o desaparecimento das peças e diz que seu mobiliário é de herança e pertence ao acervo da família.

"Se há semelhança [entre as peças], é de estilo do mobiliário da época, comum nas residências tradicionais de Curitiba, grande centro de produção moveleira", disse o candidato, em nota.

"Os móveis de madeira de estilo eclético eram copiados diferentes vezes por um mesmo artesão. Os de ferro eram reproduzidos pela fundição Mueller."

Na última pesquisa Ibope, divulgada na segunda (19), o ex-prefeito tinha 45% das intenções de voto, contra 16% de Fruet, em segundo lugar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade