Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escritório de Doria descumpre lei de zoneamento em São Paulo

Marcus Leoni/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 21.09.16 18h O escritório politico de Joao Doria (PSDB) fica em zona estritamente residencial, desrespeitando, portanto, a lei de zoneamento da cidade. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, PODER)
Escritório político de João Doria (PSDB), localizado em zona residencial

O candidato a prefeito de São Paulo pelo PSDB, João Doria, desrespeita a Lei de Zoneamento com a instalação de seu escritório político em área exclusivamente residencial, no Jardim América, bairro nobre da cidade.

O tucano é um dos fundadores e vice-presidente da AME Jardins, associação de moradores que protagonizou embates com a prefeitura meses atrás pela manutenção do caráter residencial do bairro.

O escritório, localizado na rua Prudente Correia, sedia reuniões de integrantes da campanha e encontros de colaboradores para a elaboração do programa de governo, segundo relatos de aliados.

Nesta quarta-feira (21), a Folha telefonou para o imóvel e uma mulher atendeu dizendo: "Escritório político de João Doria, boa tarde".

O diretor-executivo da AME Jardins, João Maradei, disse que, no primeiro semestre, a associação chegou a reclamar com a campanha da ocupação irregular do espaço.

"Alertamos que não poderia haver esse uso, isso nós fizemos. Houve questionamentos se lá seria o comitê e a gente evidentemente mostrou preocupação", afirmou.

Doria instalou o comitê em outro endereço, na avenida Europa, e manteve ali o escritório político.

A AME Jardins disse que acionará a campanha mais uma vez dada a manutenção das atividades. "Agora, eu vou questionar os advogados do Doria qual é a atividade que está sendo feita lá", disse o diretor-executivo.

A casa foi batizada de Centro de Estudos André Franco Montoro, em homenagem ao ex-governador que, em sua campanha de 1982, também abriu uma sede para "grupos de trabalho" elaborarem propostas para a gestão.

Os encontros periódicos costumam ser realizados no início da noite, organizados em temas como cultura, ambiente e mobilidade.

Quando a casa foi inaugurada, em abril, um aliado de Doria postou foto do tucano dizendo que ali "será a sede dos grupos de trabalho que vão elaborar o plano de governo do PSDB para a Prefeitura de São Paulo".

O endereço está em uma ZER (Zona Exclusivamente Residencial) do tipo 1, o mais restritivo. A lei de zoneamento estabelece que essas áreas comportem apenas casas (além de prever exceções como captação de água).

Quando o prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou o novo zoneamento de São Paulo, em março deste ano, a AME Jardins comemorou a preservação das zonas exclusivamente residenciais.

Durante meses, a entidade havia feito campanha contra proposta da administração municipal de criar corredores comerciais nessas regiões.

A gestão de Haddad, hoje candidato à reeleição e adversário de Doria, foi alvo de críticas e pressão de moradores do bairro, um dos mais valorizados da cidade.

O tucano só se licenciou da AME Jardins em abril, quando estava em campanha pelas prévias do PSDB, segundo Maradei.

OUTRO LADO

Doria negou que o endereço localizado na rua Prudente Correia seja seu escritório político.

"Se, de fato, alguém atendeu o telefone e identificou o local como escritório, o fez de forma inadvertida e contrária à realidade", disse a campanha, por meio de nota.

O tucano afirmou que as reuniões realizadas no endereço se referem "única e tão somente a assuntos relacionados ao Centro de Estudos. André Franco Montoro".

Doria ainda afirmou "não ter conhecimento de qualquer reclamação da AME Jardins relacionada ao centro de estudos".

Na condição de fundador e vice-presidente da AME Jardins, Doria "foi e continua sendo defensor das características residenciais do bairro", disse o tucano.

"Até por essa razão, ele jamais tomaria qualquer atitude que interferisse na rotina ou comprometesse a tranquilidade e a segurança de seus vizinhos", concluiu.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade