Publicidade
Publicidade
Publicidade

Após gafe, candidatos em Curitiba posam ao lado de moradores de rua

Depois de o candidato Rafael Greca (PMN) declarar que já vomitou com cheiro de pobre, candidatos a prefeito de Curitiba voltaram ao tema em seus programas eleitorais, posando ao lado de moradores de rua.

Além do próprio Greca, que pediu desculpas pela frase, os candidatos Maria Victória (PP) e Ney Leprevost (PSD) falaram do tema no programa eleitoral desta semana.

Leprevost apareceu andando entre moradores de rua, à noite. Propôs revitalizar o centro da cidade e prometeu casas de recuperação para viciados em crack.

"Vamos enfrentar este sério problema social com olhar solidário e pulso firme", disse. "Temos que oferecer tratamento. A política de se dar o peixe não funcionou. É preciso aprender a pescar."

Maria Victória, filha do ministro da Saúde, Ricardo Barros, pede a um morador de rua que a "apresente a seus amigos". Ela conversa com um grupo numa praça da cidade e propõe abrigos com cama fixa.

"Me corta o coração ver tanta gente morando nas ruas. Fico indignada", declara a candidata. "Precisamos firmar parcerias para ajudar a reduzir o número de moradores de rua."

Já Greca divulgou, em seu Facebook, um vídeo em que diz que "as ações deveriam falar mais alto que as palavras", e que sua frase está sendo manipulada. Uma imagem do candidato abraçando um morador de rua abre a montagem.

CRÍTICAS

Líder da última pesquisa Ibope, Greca declarou na semana passada que, quando recolheu um morador de rua para dar banho, "vomitou por causa do cheiro".

"Eu nunca cuidei dos pobres, eu não sou São Francisco de Assis. Até porque a primeira vez quer tentei carregar um pobre e pôr dentro do meu carro, eu vomitei por causa do cheiro", disse o candidato, durante sabatina realizada na PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Em nota, ele pediu perdão pelas palavras. "Não tive a capacidade de explicar a dificuldade que vivi ao tentar realizar o trabalho de resgate social na minha juventude. Mais uma vez, descontextualizam o que falo para tentar enganar as pessoas."

Em eventos de campanha, o candidato tem dito que "é um homem de ação, e não de omissão", e atribuiu sua gafe à "divina providência".

"Eu cheguei à conclusão que Deus, em sua infinita misericórdia, me mandou dizer aquela bobagem para provocar nessa cidade uma conversão à causa do resgate social", disse, ao comentar a profusão de vídeos de campanha sobre o tema.

Greca é o principal adversário do atual prefeito Gustavo Fruet (PDT). Reportagem da Folha mostrou a suspeita de que parte do acervo de um museu municipal que desapareceu estaria em uma chácara pertencente ao candidato. Ele nega e diz possuir apenas heranças de família.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade