Publicidade
Publicidade
Publicidade

Doria para de crescer, mas mantém liderança na eleição em São Paulo, diz Ibope

Eduardo Anizelli - 23.set.2016/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 23-09-2016: Os candidatos a prefeito de Sao Paulo Joao Doria (PSDB), Marta Suplicy (PMDB), Major Olimpio (SD), Carlos Nascimento (Mediador), Luiza Erundina (Psol), Fernando Haddad (PT) e Celso Russomanno (PRB), durante debate no SBT em parceria com a Folha de S.Paulo e o UOL. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, PODER)
Os candidatos à Prefeitura de São Paulo em debate promovido por Folha, SBT e UOL

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, João Doria, se isolou na liderança da disputa, aponta pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (28).

De acordo com o instituto, Doria não cresceu em relação ao levantamento anterior, de 26 de setembro: manteve os 28% das intenções de voto.

Celso Russomanno (PRB), por outro lado, oscilou negativamente, mantendo uma tendência de queda.

O deputado federal, que havia caído seis pontos entre as duas últimas pesquisas, passou de 24% a 22%. A margem de erro desta pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos –no limite dela, Russomanno e o tucano continuam tecnicamente empatados.

Marta Suplicy (PMDB) manteve o terceiro lugar, com 16% –tinha 15%. Ela está tecnicamente empatada com o atual prefeito, Fernando Haddad (PT), que oscilou positivamente um ponto: passou de 12% para 13%.

Luiza Erundina (PSOL) também teve oscilação positiva, de 4% para 5%. Major Olímpio (SD), João Bico (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Ricardo Young (Rede) têm 1% cada um.

Henrique Áreas (PCO) e Altino (PSTU) não pontuaram.

SEGUNDO TURNO E REJEIÇÃO

O Ibope também aferiu cenários de segundo turno. O tucano Doria está à frente em todos dos quais faz parte: contra Russomanno, venceria por 41% a 36%; contra Marta, por 44% a 33%.

Contra Haddad, Doria registra sua maior vantagem: 52% a 27%.

Num cenário sem Doria, entre Russomanno e Marta, o deputado do PRB fica numericamente à frente: 39% a 35%.

O atual prefeito tem o maior índice de rejeição entre os candidatos: 41% –6 pontos percentuais a menos do que o apontado no levantamento anterior.

Em seguida, na lista de nomes nos quais os eleitores não votariam, vêm Marta (29%), Levy Fidelix (26%), Erundina (25%), Russomanno (24%) e João Bico (18%).

Doria tem uma das menores taxas de rejeição: 17%, o mesmo registrado por Major Olímpio e Altino. Henrique Áreas tem rejeição de 14% e Ricardo Young, de 13%.

O Ibope ouviu 1.204 pessoas entre os dias 25 e 28 de setembro. A pesquisa, registrada no TRE-SP, foi contratada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela TV Globo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade