Publicidade
Publicidade
Publicidade

Azarão em Curitiba, Ney Leprevost chegou ao segundo turno na reta final

Divulgação
O candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba Ney Leprevost avançou para o segundo turno
O candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba Ney Leprevost avançou para o segundo turno

Deputado estadual em terceiro mandato, Ney Leprevost (PSD) foi a grande surpresa da disputa pela Prefeitura de Curitiba neste domingo (2).

Ele vai ao segundo turno contra o ex-prefeito Rafael Greca (PMN), e colocou de fora o atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), que terminou em terceiro lugar.

"Com a ajuda de Deus e do povo de Curitiba, ganharemos essa eleição e faremos uma gestão inteligente, honesta equilibrada e competente", declarou à imprensa, após a divulgação do resultado.

Leprevost, 42, cresceu na última semana da campanha, após o líder das pesquisas, Greca, dizer que vomitou ao sentir cheiro de pobre, quando carregou um mendigo em seu carro.

Foi ele quem absorveu boa parte dos votos perdidos por Greca, 60, que tem um eleitorado semelhante e costuma dizer que Leprevost gosta de imitá-lo.

O deputado tinha 7% das intenções de voto duas semanas atrás. Na última pesquisa do Ibope, neste sábado (1), apareceu empatado pela margem de erro com Fruet, com 17%. Na votação, acabou com 23,6%.

Cristão e conservador, Leprevost costuma dizer que fez uma campanha "ficha limpa" e propositiva, voltada para os "cidadãos de bem" e pautada em "princípios cristãos", sem atacar adversários.

Na reta final, assinou um compromisso e prometeu cortar 40% dos cargos em comissão, compor um secretariado ficha limpa, "cortar mordomias e regalias" e ir trabalhar com o próprio carro, "para dar exemplo à equipe".

Na última semana de campanha, em clara mensagem aos eleitores de Greca, o deputado surgiu na propaganda eleitoral conversando com moradores de rua, e prometeu "olhar solidário" e casas de recuperação para viciados em crack.

"Temos que oferecer tratamento. A política de se dar o peixe não funcionou. É preciso aprender a pescar", disse.

BIOGRAFIA E APOIOS

Leprevost é de uma tradicional família curitibana: seu avô, que também se chamava Ney Leprevost, foi prefeito de Curitiba em 1948, e seu tio, José Carlos Leprevost, foi deputado federal na década de 1960.

O candidato iniciou sua vida pública na rádio, como comentarista esportivo. Considerado um bom comunicador, elegeu-se vereador de Curitiba por duas vezes e, em 2006, candidatou-se pela primeira vez à Assembleia Legislativa.

No ano passado, rompeu com o grupo do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), depois de um confronto com professores estaduais que abateu a popularidade do tucano.

Hoje, Leprevost tem o apoio do secretário estadual Ratinho Júnior (PSD), potencial postulante ao governo do Paraná em 2018 -que ganha força com a boa votação do seu aliado político.

Ratinho disputou a Prefeitura de Curitiba quatro anos atrás e perdeu no segundo turno, para Fruet. Bastante popular na periferia da cidade, transferiu votos importantes ao candidato.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade