Publicidade
Publicidade
Publicidade

Proporção recorde de eleitores não participou da escolha do prefeito em São Paulo

Na capital paulista, o afastamento entre os eleitores e as urnas chegou a um recorde histórico desde a redemocratização.

Ao todo, mais de uma a cada três pessoas registradas para votar na maior cidade do Brasil não participou da escolha do prefeito: ou não foi às urnas ou, tendo ido, não escolheu nenhum candidato.

Ao todo, brancos, nulos e abstenções superaram o número de votos do prefeito eleito, João Doria (PSDB), em 11,4 mil. No primeiro turno de 2012, o não-voto também superou o candidato mais bem colocado, José Serra (PSDB), só que por 605,7 mil. Antes disso, em nenhuma eleição entre 1988 e 2008 o não-voto superou o mais votado.

Ao todo, 34,7% dos aptos não participaram da decisão neste ano: 21,8% dos eleitores paulistanos não foram às urnas. Dos que compareceram, quase um a cada seis (16,7%) não votaram em ninguém para prefeito –ou 13% do total de eleitores aptos a votar na maior cidade do país.

Claro que não se deve tomar especialmente a proporção de ausentes pelo valor de face. Parte desse montante é composta por eleitores que já morreram ou mudaram de cidade sem avisar à Justiça Eleitoral. Nos nulos, ainda no final de semana colunas de notas políticas noticiavam o esforço das campanhas em tornar seus números conhecidos.

Ainda assim, os números são mais altos do que em qualquer ano anterior.

EVOLUÇÃO DE VOTOS BRANCOS E NULOS EM SÃO PAULO - Mais de um a cada cinco eleitores paulistanos deixou de ir às urnas neste domingo. Dos que compareceram, quase um a cada seis não votou em ninguém para prefeito.
Num primeiro momento, pode-se apenas especular sobre os motivos que desmotivaram os eleitores que voluntariamente não votaram.

Desde junho de 2013, houve um aumento da cobrança –e da desconfiança– da população em relação a seus representantes. Uma série de escândalos de corrupção, que levou ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, e a desconfianças em relação ao governo de seu sucessor, Michel Temer, aumentou o atrito entre representantes e representados.

São Paulo tem sido o ponto focal dos protestos ao longo desses três anos, com uma explosão de choques socioculturais em debate nas ruas e nas redes sociais.

O pouco tempo de campanha eleitoral no rádio e na TV pode ter influenciado nas escolhas. Em eleições anteriores, havia um mês a mais de campanha e o horário eleitoral gratuito tinha o triplo do tempo todo dia.

Nisso, as preferências variaram fortemente ao longo das semanas. Cada nova pesquisa trazia uma reviravolta nas intenções. Até há uma semana, o prefeito Fernando Haddad (PT) ficava atrás de três candidatos. A última rodada de pesquisas apontou que ele tinha chance de ficar em segundo lugar.

Em eleições anteriores, a Folha observou que cidades que que realizaram recadastramento biométrico obrigatório do eleitorado tinham índices menores de abstenções. Em São Paulo, ainda que novos cadastros já sejam biométricos, ainda não se exigiu identificação por meio do polegar nas urnas. Até a próxima eleição municipal, talvez se tenha uma ideia melhor das abstenções voluntárias.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade