Publicidade
Publicidade
Publicidade

Doria ganha em áreas tradicionais do PT

Eleito prefeito de São Paulo no primeiro turno, João Doria (PSDB) venceu em 56 das 58 zonas eleitorais da cidade —inclusive em regiões da periferia onde historicamente o PT era soberano.

Por outro lado, o atual prefeito e candidato à reeleição, Fernando Haddad (PT), não conseguiu ganhar em nenhuma das zonas eleitorais da capital. Seu melhor desempenho, em termos percentuais, foi em Pinheiros (24,5% dos votos), bairro de classe média alta na zona oeste.

Doria só não ficou em primeiro nas regiões de Parelheiros e do Grajaú, bairros do extremo sul da capital. Nesses locais, Marta Suplicy (PMDB) conseguiu ficar à frente do tucano.

mapa votos são paulo
Mapa de votos de São Paulo

A ex-prefeita apostou que poderia ter desempenho melhor na zona leste, pois concentrou 36% dos seus atos de campanha na região. No entanto, foi melhor nesses pontos da zona sul.

Doria venceu em regiões que historicamente são redutos do Partido dos Trabalhadores, como Guaianases e Cidade Tiradentes (zona leste), e Capão Redondo (zona sul). São bairros pobres na periferia da cidade, que têm normalmente identificação com candidatos petistas.

Nesses pontos, o PT havia vencido no primeiro turno ao menos desde 2000, quando Marta foi eleita prefeita pelo partido. No Capão Redondo, por exemplo, Doria ficou com 42,5% dos votos e Haddad com 19,6%. Em Cidade Tiradentes, o tucano teve 33%.

Eleições em São Paulo - Percentuais obtidos pelos vencedores do 1º turno

Fora da conta - Votos não válidos no 1º turno

No primeiro turno das eleições de 2012, Haddad teve sua melhor votação em termos percentuais em Parelheiros. Neste ano, o prefeito piorou seu desempenho no local, chegando em terceiro lugar —Marta ganhou com 37,2% dos votos válidos.

Celso Russomanno (PRB), terceiro colocado no geral, teve sua melhor votação, percentualmente, na zona eleitoral de Itaim Paulista (zona leste), onde também havia tido seu melhor desempenho no primeiro pleito de 2012.

Nessa região, o candidato recebeu neste ano 24% dos votos, ficando atrás apenas de Doria (38,7%).

REDUTO TRADICIONAL

Das 56 zonas que levou, Doria obteve menos de 40% dos votos em apenas cinco, o que mostra a consistência da votação do tucano.

Seus melhores índices foram obtidos em bairros da classe média alta onde tradicionalmente o PSDB vai bem.

Em Indianópolis, na zona sul, o tucano teve sua melhor marca: 74% dos votos válidos. No Jardim Paulista, na zona oeste, venceu com 72%.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade