Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoiados por Dilma em campanhas em Salvador, Porto Alegre e Rio não conseguem se eleger

Raquel Cunha/Folhapress
RIO DE JANEIRO - RJ 21.09.2016 - Dilma participa de um comício na Cinelandia da campanha da candidata a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro Jandira Feghali (PT), na zona central do Rio de Janeiro. (Foto: Raquel Cunha/Folhapress, PODER) ***EXCLUSIVO***
Dilma participa de comício na Cinelândia com Jandira Feghali

Candidatos a prefeito que tiveram o apoio da ex-presidente Dilma Rousseff não conseguiram se eleger.

Raul Pont (PT), em Porto Alegre, Jandira Feghali (PC do B), no Rio de Janeiro, e Alice Portugal (PC do B), em Salvador, não alavancaram a sua candidatura com a presença da petista, que teve o mandato cassado após um processo de impeachment em agosto, em suas campanhas.

Segundo pesquisa Ibope, Pont tinha 22% de intenções de voto antes de sua campanha veicular vídeo de apoio de Dilma durante propaganda eleitoral na TV, no dia 16 de setembro.

Veja os resultados das eleições em todo o país

Na pesquisa seguinte, publicada no dia 23, havia perdido dois pontos percentuais.

Com 16,37% dos votos válidos, Pont está fora do segundo turno. Nelson Marchezan Junior (PSDB), com 29,8%, e Sebastião Melo (PMDB), com 25,9%, seguem na disputa.

Em primeira aparição pública oficial após o impeachment, Dilma participou de ato em apoio a Jandira em 21 de setembro. No local, a ex-presidente chegou a declarar que eleger candidata do PC do B seria um "volta, Dilma".

Jandira, que possuía 9% de intenções de voto —de acordo com o Datafolha— antes da presença da ex-presidente em seu comício, viu seu desempenho cair para 7% na pesquisa seguinte.

Terminou o pleito com apenas 3,34%, na sétima colocação. Marcelo Freixo (PSOL) e Marcelo Crivella (PRB) disputarão o segundo turno.

Vinicius Costa/Futura Press/Folhapress
PORTO ALEGRE,RS,02.10.2016:ELEIÇÕES 2016/DILMA ROUSSEFF - Eleições 2016. A ex-presidente Dilma Rousseff chega para votar na Escola Estadual Santos Dumont, na Zona Sul de Porto Alegre, RS, na tarde deste domingo (2).. (Foto: Vinicius Costa/Futura Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Ex-presidente Dilma Rousseff chega em local de votação em Porto Alegre

DISTÂNCIA

Alice Portugal participou de evento com a presidente cassada em 22 de setembro, em Salvador. Desde então, exibiu gravações com Dilma em sua propaganda eleitoral.

Apesar de não ter experimentado queda no desempenho —que estava em 12% na pesquisa Ibope de 18 de setembro e chegou a 14,56% de votos com 98% das urnas apuradas na capital baiana— e se manter no segundo lugar, Alice ficou longe de seu adversário.

ACM Neto (DEM), com 74% dos votos, foi eleito prefeito no primeiro turno.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade