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Campanha de Freixo se torna a maior 'vaquinha' do país

Daniel Marenco/Folhapress
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 30-08-2012, 11h00: A Folha sabatina os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro, no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gavea, no Rio de Janeiro. Hoje foi a vez do candidato pelo Psol, Marcelo Freixo. O candidato foi sabatinado pelos jornalistas Paula Cesarino Costa, diretora da Sucursal Rio, Cristina Grillo, secretaria de redacao da Sucursal Rio, Danuza Leao, colunista da Folha, e Josias de Souza, colunista do UOL. (Foto: Daniel Marenco/Folhapress, PODER)
Marcelo Freixo, candidato à Prefeitura do Rio

A campanha de arrecadação para a candidatura de Marcelo Freixo (PSOL) se tornou o maior "crowdfunding" do país. Foram arrecadados, segundo dados oficiais, R$ 1,054 milhão.

O candidato do PSOL conseguiu assim superar a "vaquinha" para financiar a troca de sede do Rancho dos Gnomos, um local de proteção animal em Cotia (SP). A ONG responsável pelo local obteve R$ 1,006 milhão em doações.

Freixo contratou dois especialistas em crowdfunding para a campanha, a primeira com proibição de doação de empresas. O valor divulgado ainda não está disponível no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que leva cerca de cinco dias para atualizar sua base de dados.

Uma das estratégias foi estabelecer metas por etapa da campanha, a fim de mobilizar eleitores. Na quarta (5), a equipe do PSOL enviou e-mail para todos os cadastrados estabelecendo como objetivo arrecadar, em um dia, R$ 100 mil para a confecção de panfletos e adesivos. Foram arrecadados R$ 227 mil.

O site de arrecadação do socialista sofreu ataques de hackers no primeiro turno, sendo o mais grave no domingo (2), quando Freixo foi confirmado no segundo turno.

O ataque não tornou vulnerável dados dos doadores, segundo a campanha. Apenas retirou a página do ar.

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