Publicidade
Publicidade
Publicidade

Filha de miliciano grava apoio a Crivella e desafia Freixo a ir à zona oeste

Reprodução/Facebook
Carminha Jerominho, filha do miliciano Jerônimo Guimarães Filho
Carminha Jerominho, filha do miliciano Jerônimo Guimarães Filho

A ex-vereadora Carminha Jerominho, filha e sobrinha de dois políticos presos por envolvimento com a milícia, declarou em vídeo publicado na internet que sua família apoia o senador Marcelo Crivella (PRB) à Prefeitura do Rio.

Ela também desafiou Marcelo Freixo (PSOL) a visitar o bairro que a quadrilha comandada por seus parentes dominava. O socialista anda até hoje com seguranças em razão de sua atuação na CPI das Milícias.

"O meu candidato, o candidato do Jerominho [Guimarães, ex-vereador, condenado por envolvimento com milícia, pai de Carminha], do Natalino [Guimarães, ex-deputado, também condenado e tio da ex-vereadora] e da Carminha é Crivella", afirma em vídeo divulgado na página "Antigo Campo Grande".

Carminha diz que seu pai é um preso político e que Freixo representa o tráfico de drogas. "Você representa Polegar, [...] Mister M, [...] o legado do Tuchinha", afirma a filha de Jerominho, citando traficantes conhecidos da cidade.

Segundo Carminha, Crivella não está ciente de seu apoio. O senador confirmou que não sabia da declaração, mas disse que "todo voto é importante". "Sem voto, ninguém ganha a eleição."

O senador disse não ter constrangimento pelo vídeo, em razão do histórico da família.

"A Justiça dirá. Mas o voto é legítimo. O voto eu agradeço."

Jerominho e Natalino eram integrantes da milícia Liga da Justiça, que dominou importantes comunidades na zona oeste do Rio. O pai de Carminha foi preso em 2007 e o tio, chefe do grupo, em 2008. Eles foram condenados a 10 e a 15 anos de prisão, respectivamente.

Os milicianos são acusados de, sob a alegação de combater o tráfico de drogas, extorquirem dinheiro da população por meio do controle do transporte alternativo e do fornecimento de gás e TV a cabo, entre outras atividades.

No vídeo, a ex-vereadora critica Freixo por não ir a Campo Grande fazer campanha. Ela diz que o candidato do PSOL teme ser vaiado na região.

"Você não vem aqui não é por medo de milícia. Você não vem aqui porque tem medo de ser vaiado. Vem nas surdinas, escondido. Eu te desafio [...] a andar no centro de Campo Grande. Você não vem, é covarde."

Carminha critica Freixo, ainda, por ter a seu serviço policiais militares. "Usa nossos policiais, que eram para estar protegendo a população, para a sua segurança particular. Você deveria se envergonhar de se candidatar ao cargo de prefeito."

A ex-vereadora chegou a ser presa por suspeita de ter integrado a milícia, mas foi solta cerca de dois meses depois. Na época, havia sido eleita vereadora pelo PT do B. O miliciano Luciano Guinâncio Guimarães, outro filho de Jerominho, foi condenado a 17 anos de prisão por homicídio qualificado.

A CPI das Milícias inspirou o filme "Tropa de Elite 2", no qual Freixo foi representado na figura do professor de história Diogo Fraga.

LEILA DO FLAMENGO

Crivella caminhou no início da tarde no Parque do Flamengo ao lado da vereadora Leila do Flamengo (PMDB), que não conseguiu ser reeleita. Ela ficou conhecida após declarar ser um "discurso hipócrita" dizer que "o mendigo tem o mesmo direito de um cidadão".

O senador classificou a vereadora como uma "dama ilustre, servidora do povo e amiga de todos cuja carreira política mostra não só a beleza da alma da mulher carioca, mas a resistências morais e caráter de uma mulher de bem".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade