Publicidade
Publicidade
Publicidade

Crivella amplia vantagem sobre Freixo no Rio, aponta Datafolha

Divulgação
Marcelo Crivella e senador pelo PRB/RJ.2015 FOTO: DIVULGACAO ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***//RIO DE JANEIRO, RJ, 15-09-2016 - O candidato a prefeitura do Rio de Janeiro Marcelo Freixo durante um comicio no Largo da Carioca Foto: Mídia NINJA/dIVULGACAO ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL)

O senador Marcelo Crivella (PRB) ampliou a vantagem sobre o deputado Marcelo Freixo (PSOL) na pesquisa de intenção de voto divulgada nesta sexta-feira (14) pelo Datafolha.

De acordo com o instituto, o senador tem 66% das intenções de votos válidos, quatro pontos percentuais a mais do que o registrado na semana passada. O candidato do PSOL aparece com 34%.

Pesquisa Datafolha Rio de Janeiro 2016 2º Turno

Considerando o cenário completo, Crivella subiu de 44% para 48%, enquanto Freixo oscilou negativamente dois pontos percentuais, indo para 25%.

Os indecisos são 8% (eram 10%) e os eleitores que declararam voto nulo ou branco, 19% (eram 18%).

O Datafolha entrevistou 1.152 eleitores entre quinta-feira (13) e sexta. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. A pesquisa, encomendada pela Folha e TV Globo, foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio sob o número 3342/2016.

Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto após o início da propaganda na TV, iniciada na segunda-feira (10).

Na última quarta (12), Freixo alterou sua estratégia e passou a atacar Crivella e a aliança com o ex-governador Anthony Garotinho (PR) na TV. Ela ainda não teve o efeito esperado pela campanha do PSOL.

EVANGÉLICOS

Os dados mostram que a vantagem de Crivella, bispo licenciado da Igreja Universal, tem como principal fonte o eleitorado evangélico.

Entre os fiéis de denominações pentecostais –entre elas a Universal–, 91% dos votos válidos vão para o senador, contra 9% do adversário. Entre evangélicos não-pentecostais, Crivella tem 89% das intenções de voto totais, enquanto Freixo, 11%.

O candidato do PRB tem vantagem também entre os católicos, mas menor. Ele aparece com 55% das intenções neste grupo, contra 45% do candidato do PSOL.

Os evangélicos representam 33% da amostra do Datafolha e os católicos, 38%. Nos demais credos, o candidato do PSOL vence. Há empate entre os eleitores que declaram não ter religião.

O tema religioso é uma preocupação na eleição. Crivella busca desde o início se desvincular da imagem de bispo da Universal, função que não consta nem na biografia em seu site. O objetivo é não aumentar a rejeição do eleitor.

Freixo, por sua vez, tenta se apresentar como um candidato aberto às manifestações religiosas. Ele promoveu um ato ecumênico no sábado (8) para tentar se contrapor ao poderio de Crivella no setor evangélico.

DECISÃO DO VOTO

Os dados do Datafolha mostram que os eleitores dos dois candidatos têm grau semelhante de decisão de voto. Só 12% dos que escolhem Crivella e 14% dos que optam por Freixo afirmam que podem mudar o voto.

Nos votos válidos, o senador atraiu 90% dos eleitores de Flávio Bolsonaro (PSC). Tem vantagem também entre eleitores de Pedro Paulo (PMDB), Índio da Costa (PSD) e Carlos Roberto Osório (PSDB). No caso dos dois últimos, a taxa de eleitores que decidiram anular o voto no segundo turno é de 32%.

Crivella vence em todas as faixas de escolaridade e renda. Ele reverteu a preferência dos mais ricos a Freixo, registrada na última pesquisa.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade