Publicidade
Publicidade
Publicidade

Em Belo Horizonte, Aécio aparece na campanha pela primeira vez no segundo turno

José Marques/Folhapress
Em BH, Aécio Neves diz que PSDB sai das eleições fortalecido para 2018
Em BH, Aécio Neves diz que PSDB sai das eleições fortalecido para 2018

Pela primeira vez no segundo turno para a Prefeitura de Belo Horizonte, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) entrou na campanha de seu aliado, João Leite (PSDB), no programa de TV desta quinta-feira (27).

Leite, que chegou ao segundo turno na liderança, aparece nas últimas pesquisas de intenção de voto numericamente atrás de seu adversário, Alexandre Kalil (PHS). Segundo levantamento do Datafolha divulgado na quarta (25), Kalil tem 52% dos votos válidos, contra 48% do tucano. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

A declaração de Aécio ocupou dois minutos do programa noturno de Leite (de um total de cinco minutos).

O senador inicia sua fala justificando sua aparição. "A tentativa dos nossos adversários de desconstruir tudo aquilo que foi feito em Belo Horizonte e em Minas ao longo de mais de dez anos, por tantas pessoas de bem, me obriga a estar aqui hoje", diz.

No primeiro turno, Aécio havia tido uma rápida passagem pela propaganda de Leite, em um dos programas iniciais. O nome do deputado estadual João Leite para a disputa foi uma aposta de Aécio, que espera vencer em seu reduto eleitoral, após o PSDB ter perdido o governo do Estado para o PT em 2014.

No vídeo, Aécio acusa Kalil de ter feito uma "campanha contra a política". "Com isso, fizeram a má política", afirma o senador. Ele defende a "boa política", e cita seu avô, Tancredo Neves (1910-1985), como exemplo.

Com o slogan "Chega de político", que no segundo turno foi transformado em "Chega de politicagem", Kalil tem afirmado que não é político, mas empresário –ele tem uma empreiteira, cujos problemas de administração (dívidas e multas) têm sido o alvo das críticas do candidato tucano.

Ex-presidente do Atlético, filiado a um partido pequeno e com apenas 20 segundos de TV no primeiro turno, Kalil também demonstra se orgulhar de não ter padrinhos políticos.

No final da gravação, Aécio diz que Belo Horizonte precisa de "experiência e capacidade". "Vamos com João Leite, porque Belo Horizonte merece respeito", conclui.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade