Publicidade
Publicidade
Publicidade

No Recife, Geraldo Julio tem 60% dos votos válidos e João Paulo, 40%, diz Datafolha

Gustavo Bezerra/PT - Humberto Pradera/PSB
O prefeito e candidato à reeleição em Recife pelo PSB, Geraldo Julio (à dir.) e o deputado João Paulo Lima (PT)
O prefeito e candidato à reeleição em Recife pelo PSB, Geraldo Julio (à dir.) e o deputado João Paulo Lima (PT)

O atual prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), seria reeleito com 60% dos votos válidos se a eleição fosse hoje, indica pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29). O ex-prefeito da capital pernambucana, João Paulo (PT), teria 40% dos votos válidos.

O levantamento, concluído na véspera da eleição, mostra que as intenções de voto ficaram estáveis quando comparadas com o resultado da pesquisa divulgada no início desta semana. Geraldo Julio tinha 59% e João Paulo, 41%.

Para calcular os votos válidos o Datafolha exclui da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declararam indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No total de votos –ou seja, quando são incluídos os votos brancos, nulos e indecisos–, Geraldo Julio tem 51% das intenções de voto. Antes, tinha 50%. Já João Paulo, tem 35% ante 34% antes. Indecisos são 5%, mesmo índice anterior, enquanto os que pretendem votar em branco ou nulo oscilaram de 11% para 9% agora.

Datafolha 2º Turno Recife

Nesta pesquisa, realizada nesta sexta (28) e sábado (29), foram feitas 1.748 entrevistas com eleitores de todas as regiões do Recife com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Folha e pela TV Globo e está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número PE-04578/2016.

Geraldo Julio por pouco não venceu no primeiro turno: teve 49,34% dos votos válidos contra 23,76% de João Paulo, 18,59% de Daniel Coelho e 5,43% de Priscila Krause. Edilson Silva (PSOL) teve 2,1%. Carlos Augusto (PV), Simone Fontana (PSTU) e Pantaleão (PCO) não chegaram a 1%.

Os dois candidatos enfrentaram-se pela última vez nesta sexta-feira em um debate morno promovido pela TV Globo.

IBOPE

Em pesquisa Ibope divulgada neste sábado (29), Geraldo Julio aparece com 59% dos votos válidos e seu adversário, João Paulo, com 41%.

No levantamento anterior, divulgado no último dia 25, Geraldo Julio obteve 60% dos votos válidos. João Paulo, 40%.

Para calcular os votos válidos o Ibope exclui da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declararam indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Quando considerados os votos totais, Geraldo Julio tem 52%, e João Paulo tem 36%. Votos brancos e nulos são 10%. Não sabem, 2%.

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de Pernambuco".

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Ou seja, segundo o Ibope, há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores de todas as regiões do Recife, com 16 anos ou mais, na sexta-feira (28) e no sábado (29). A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo PE-09344/2016.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade