Publicidade
Publicidade
Publicidade

'Triste fim do PT', que apoia Kalil 'por debaixo dos panos', diz Aécio em Belo Horizonte

José Marques/Folhapress
Em BH, Aécio Neves diz que PSDB sai das eleições fortalecido para 2018
No primeiro turno em BH, Aécio Neves disse que PSDB sai das eleições fortalecido para 2018

O senador mineiro Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, disse neste domingo (30) que o PT terá um "triste fim" após as eleições municipais, que deverão ter vitória expressiva de tucanos nas principais cidades brasileiras.

Aécio também minimizou a importância da eleição municipal em relação à corrida pelo Planalto em 2018. A disputa em Belo Horizonte é vista como estratégica para suas aspirações de ser o candidato do PSDB à Presidência da República.

As declarações foram dadas pelo senador no Colégio Estadual Central, na capital mineira, onde Aécio votou por volta das 12h acompanhado do candidato tucano João Leite, que concorre com Alexandre Kalil (PHS). O colégio está ocupado por estudantes que são contrários à reforma do ensino médio proposta pelo governo Michel Temer. Não houve manifestação dos alunos durante a votação dos tucanos.

"Não posso deixar de fazer um registro em relação à grande vitória política que nós já tivemos sobre aquele que sempre foi historicamente nosso maior adversário, o PT", disse.

"Além de ter tido uma votação em Belo Horizonte muito pouco expressiva no primeiro turno, agora vive o mais alto constrangimento de apoiar por debaixo dos panos a candidatura do nosso adversário [Kalil] e ser renegado por ele publicamente. Triste fim do PT em Belo Horizonte, triste destino do PT no Brasil, que nessas 90 maiores cidades [com possibilidade de segundo turno] estará administrando duas ou três, no máximo. Estou extremamente feliz", declarou.

Integrantes do PT e grupos ligados tradicionalmente à esquerda têm apoiado informalmente o candidato do PHS com o objetivo de minar o projeto político de Aécio.

PRESIDÊNCIA

Questionado sobre 2018, Aécio disse que a disputa em Belo Horizonte não terá conexão direta com a eleição presidencial.

"Eu vejo que há uma aflição muito grande, principalmente dos jornalistas, em relação a 2018. Nós estamos vivendo 2016. Para querer fazer uma conexão direta com 2018 nestas eleições vocês teriam que amanhã estampar nas páginas dos jornais que o PSDB já é o vitorioso das eleições presidenciais de 2018, e nós sabemos que não é assim", disse.

"É preciso que, fechadas as urnas, nós nos dediquemos à agenda de reformas, agenda que vai gerar novos empregos, essa é a questão central", concluiu.

O deputado estadual João Leite, candidato do PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte, está tecnicamente empatado com Alexandre Kalil (PHS), segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29). Kalil tinha 52% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), contra 48% do tucano.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade