Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sem candidatos, Dilma e Lula não votam no segundo turno

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não votou em Porto Alegre, seu domicílio eleitoral, neste segundo turno. De acordo com sua assessoria, Dilma está em Belo Horizonte para visitar sua mãe, Dilma Jane da Silva.

Segundo Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, o ex-presidente não tem candidato na cidade em que vota, na Grande São Paulo. Lula tem 71 anos e, por isso, não é obrigado a votar. Seu candidato no primeiro turno, Tarcisio Secoli (PT), foi derrotado.

Em São Bernardo do Campo, o segundo turno foi disputado por Orlando Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS), com vitória do tucano. Com 97,82% das urnas apuradas até as 20h10, Morando tinha 60,09% dos votos.

O PT concorria em duas cidades da Grande São Paulo, historicamente com forte presença petista, em Santo André e Mauá. Perdeu para candidatos do PSDB e PSB, respectivamente.

PORTO ALEGRE

No primeiro turno, Dilma votou em Raul Pont (PT), que ficou de fora da segunda fase do pleito. É a primeira vez que nenhum partido de esquerda vai para o segundo turno, desde a redemocratização, em Porto Alegre. Nelson Marchezan Jr. (PSDB) e Sebastião Melo (PMDB) disputam a prefeitura.

O voto de Dilma foi marcado por um tumulto causado após o juiz eleitoral Niwton Carpes da Silva, da 160ª zona eleitoral proibir a presença da imprensa. O argumento de Silva foi o de que Dilma é "uma cidadã comum" e, por isso, não teria direito a nenhum esquema especial.

"Que eu sou uma cidadã comum, eu sou com muito orgulho. Há que ter orgulho de ser cidadã ou cidadão nesse país", disse Dilma, na ocasião.

Diego Vara/Reuters
Police officers attempt to hold back journalists before Brazil's former President Dilma Rousseff (not pictured) votes during municipal elections in Porto Alegre, Brazil, October 2, 2016. REUTERS/Diego Vara ORG XMIT: BRA106
Brigada Militar tenta impedir que jornalistas acompanhem voto de Dilma Rousseff no 1º turno

Antes de viajar a Belo Horizonte, Dilma recebeu a visita de Carlos Lupi (PDT), em 20 de outubro. Lupi foi seu ministro do trabalho. O pedetista postou uma foto com Dilma em seu Facebook, com a legenda "lealdade às causas e à democracia".

Lupi também passou por Caxias do Sul, a 120 km da capital, onde pediu o apoio de Pepe Vargas (PT), ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, para o candidato à prefeitura do PDT, Edson Néspolo.

Pepe, que também foi candidato a prefeito e ficou de fora do segundo turno, negou o apoio pedido por Lupi. A recusa de Pepe foi justificada por causa dos ataques do PDT durante a campanha, associando Pepe aos casos de corrupção. O PDT caxiense também apoiou o impeachment, ao contrário do PDT nacional.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade