Publicidade
Publicidade
Publicidade

Roberto Claudio é eleito em Fortaleza

Roberto Claudio (PDT), 41, deve ser reeleito neste domingo (30) prefeito de Fortaleza para chefiar novamente a quinta cidade mais populosa do Brasil.

O médico sanitarista teve 53,57% dos votos, contra 46,43% do deputado estadual Capitão Wagner (PR).

Eleito em 2012 pelo PSB, Roberto Claudio migrou depois ao Pros e agora está no PDT, sempre seguindo os passos de seus padrinhos políticos, os irmão Ciro e Cid Gomes, ex-governadores do Ceará.

Seu primeiro mandato teve como foco a mobilidade, com o aumento dos corredores de ônibus (em 80 km) e de ciclovias e ciclofaixas, que diz pretender chegar aos 160 km ao final do segundo mandato.

O prefeito prometeu melhorar a rede de distribuição de medicamentos, e a ampliação de escolas em tempo integral.

Em entrevista à Folha, Roberto Claudio garantiu que pretende cumprir o mandato até o fim —seu nome surgiu como possível postulante ao governo estadual na eleição de 2018.

META

Roberto Claudio disse que sua principal meta é melhorar a saúde da capital cearense.

"É a área em que mais investimos, mas é a área que ainda precisa de mais atenção [saúde]. É trabalhar pela saúde como prioridade. A tarefa de quem é reeleito é primeiro manter as coisas boas, e melhorar o que não há de bom. Na saúde, vamos aprimorar o estoque de medicamentos, os exames e consultas especializadas", disse em depoimento pós vitória.

Ele afirmou que pretende integrar a guarda com a polícia militar, em tema de segurança que foi protagonista do 2º turno devido ao perfil de seu adversário, policial militar reformado.

"Precisamos também de uma nova política de geração de emprego e renda", disse.

SEGURANÇA E SAÚDE

O 2º turno em Fortaleza espelhou cenário político nacional, com um candidato, Roberto Claudio, apoiado por opositores do governo federal, entre eles Ciro e Cid Gomes, enquanto Capitão Wagner teve a seu lado PMDB e PSDB, apadrinhado pelos senadores Eunício Oliveira e Tasso Jereissati.

Dois temas protagonizaram a campanha após o 1º turno: segurança e saúde. Policial reformado, Capitão Wagner bateu na tecla de que o município pode ajudar o Estado na segurança pública e defendeu armar a guarda civil.

Roberto Claudio disse não estar convicto que essa seria a solução, e defendeu criar novos e melhorar os espaços públicos existentes para serem ocupados pela população, o que ajudaria a diminuiria a violência, segundo ele.

O prefeito admitiu em entrevista à Folha que a saúde pode melhorar em Fortaleza, mas culpou a crise econômica pela realização de apenas duas (uma entregue) das seis policlínicas que prometeu na campanha de 2012.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade