Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bom resultado pode impulsionar Alckmin, diz tucano eleito no berço do petismo em SP

Ale Vianna/Eleven/Folhapress
Prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), faz campanha para Orlando Morando em São Bernardo (Grande SP), nesta terça-feira
Prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), faz campanha para Orlando Morando em São Bernardo (Grande SP)

Eleito em São Bernardo do Campo com 60% dos votos, Orlando Morando (PSDB) afirmou que se os tucanos eleitos na Grande São Paulo fizerem um bom governo, impulsionarão o governador Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa pela Presidência em 2018.

"Se nós tivermos um bom governo, aí posso dizer que seremos bons cabos eleitorais de qualquer candidato a presidente. E o Geraldo Alckmin saiu fortalecido no partido", disse à Folha.

Além de São Bernardo, o PSDB venceu em Santo André —Paulo Serra derrotou o atual prefeito Carlos Grana (PT) com 78,2% dos votos a 21,8%. Na capital, Alckmin elegeu seu afilhado João Doria no primeiro turno.

"Eu, Paulo Serra e Doria não vencemos as eleições para um projeto partidário e nem pensando em 2018", disse Morando.

"Tenho convicção que o que vai pavimentar um novo futuro para a cidade e até a possibilidade do PSDB voltar a governar o país são as boas ações dos gestores que ganharam as eleições."

O PT foi o grande derrotado na região do ABC, seu antigo reduto. O partido perdeu as prefeituras de São Bernardo, Santo André, Guarulhos e Mauá.

"O PSDB entregou um país organizado para o PT e infelizmente o país foi desorganizado", disse Morando. "A sociedade entende que o antagonismo ao PT é o PSDB."

DISCURSO

Para um comitê lotado de apoiadores no centro da cidade, Morando provocou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dizendo que o petista deveria "usar sua influência para falar a verdade". "O ouvido do povo não é pinico, Lula", afirmou.

Morando lembrou que, em 2008, quando concorreu com o atual prefeito Luiz Marinho (PT), Lula disse que "não emprestaria seu carro ou daria um cheque em branco para o adversário do Marinho".

"Ele bateu o carro e deu um cheque sem fundo para a população", disse Morando.

Neste ano, o candidato do PT Tarsicio Secoli ficou em terceiro, e Lula sequer votou no segundo turno na cidade berço do petismo.

Alex Manente (PPS), deputado federal pró-impeachment, terminou o segundo turno com 40% dos votos.

Em vídeo gravado para as redes sociais, Manente agradeceu e disse "reconhecer a democracia e o resultado". Sem mencionar o nome de Morando, desejou "sucesso ao vencedor e que ele possa trazer São Bernardo para um novo rumo".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade