Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2010 - 20h57

UFSCar adere ao exame unificado do MEC

Publicidade

JEAN DE SOUZA
DE RIBEIRÃO PRETO

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) decidiu selecionar os seus estudantes, a partir do próximo vestibular, por meio do exame unificado do MEC (Ministério da Educação). A adesão ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foi decidida pelo Conselho Universitário, órgão máximo da universidade, ontem.

Antes da UFSCar, só unidades do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), a UFABC e a Unifesp (para os cursos menos concorridos) haviam aderido ao sistema no Estado de São Paulo.

O Sisu começou a ser implantado no final do ano passado, a partir da proposta do MEC de unificar os vestibulares públicos do país utilizando o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Com a decisão de mudar sua forma de seleção de alunos, a UFScar deixa de realizar seu próprio vestibular, que era aplicado em 12 municípios paulistas. Em vez disso, estudantes de todo o país fazem a prova do Enem e podem colocar a USFCar como opção preferencial.

Para a pró-reitora de graduação da USFCar, Emília Freitas de Lima, a mudança é vantajosa para os estudantes, que poderão pagar somente a taxa do Enem (R$ 35) para tentar uma vaga e não precisarão se deslocar para fazer a prova.

"Além disso, as provas do Enem avaliam os conteúdos desenvolvidos no ensino médio, evitando-se o risco de incluir no vestibular conteúdos que os estudantes deverão aprender após o ingresso na universidade", afirmou.

A universidade também será beneficiada, já que "terá a possibilidade de ampliar o número de candidatos a seus cursos de graduação", de acordo com Lima.

Segundo ela, não haverá alteração no número de vagas com a implantação do novo sistema de avaliação.

No vestibular do início de 2010, a instituição ofereceu 2.577 vagas para os 57 cursos de seus três campi (São Carlos, Sorocaba e Araras).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página