Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2010 - 14h37

Ministro diz que vazamento de dados de estudantes não compromete a lisura do Enem

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

O ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça) afirmou nesta quarta-feira que a divulgação de dados sigilosos de 12 milhões de participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é "menos grave" do que o vazamento da prova ocorrido no ano passado.

Vazamento de dados ocorreu por fragilidade no sistema
Sindicato defende indenização de candidatos
Inep apura causas de vazamento de dados do Enem
Vazam dados de inscritos no Enem
Inscrito no Enem deve enviar comprovante de pagamento
Fuvest libera manual de inscrição do vestibular 2011

Segundo Barreto, o vazamento dos dados não compromete a lisura do exame. "O vazamento de dados pessoais que não deveriam estar sob domínio público é menos grave que evidentemente o vazamento de uma prova que compromete a própria lisura do certame", disse.

O ministro disse que se o Ministério da Educação solicitar, a Polícia Federal pode investigar o caso. "Estamos à disposição. Se o Ministério da Educação julgar importante e pertinente podemos investigar, no momento adequado, com a finalidade específica de apurar qualquer fato que julgue oportuno", afirmou.

As informações dos participantes estiveram disponíveis para todos os internautas em site mantido pelo Mec por ao menos três horas --entre as 14h e as 17h de ontem. De acordo com a pasta, da página constavam apenas nome, RG, CPF, nome da mãe e número de matrícula dos candidatos.

Apesar disso, a Folha apurou que dados do perfil socioeconômico e do desempenho dos inscritos para a prova também ficaram disponíveis.

"Foi uma fragilidade no sistema de segurança porque você poderia ter acesso aos links sem ter a senha", disse Soares Neto. De acordo com o presidente do instituto, seria impossível chegar a esses links sem acessar a área reservada e o problema já foi corrigido.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página