Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2010 - 20h37

Novo sistema usará nota do Enem para faculdades particulares

Publicidade

THIAGO AZANHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A partir de 2011, os vestibulandos poderão se inscrever em faculdades particulares de todo o país só com a nota do Enem, por um sistema chamado Faculdade Já.

A proposta é reunir em um site, o www.faculdadeja.com.br, as vagas que sobram nos processos seletivos das instituições cadastradas.

O modelo é parecido com o do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), utilizado pelo Ministério da Educação para ofertar vagas principalmente para universidades federais.

"O novo Enem só contempla as universidades públicas. Mas cerca de 90% das vagas de ensino superior estão nas faculdades particulares. Por que não contemplar o sistema que mais oferece vagas?", questiona João Mesquita, um dos idealizadores do Faculdade Já.

Segundo ele, as faculdades interessadas indicarão as vagas ociosas, que serão disponibilizadas no sistema. Os alunos deverão se cadastrar diretamente no site, escolher uma carreira e reservar a vaga, usando a nota do Enem como critério de seleção.

Cada faculdade será a responsável por decidir a nota de corte para o aluno concorrer à vaga. O estudante terá até três dias para fazer a matrícula presencialmente na instituição, portando o Certificado de Reserva de Vaga. Esse documento é gerado quando a reserva é feita.

Não haverá cobrança de taxa para a inscrição no site. Em caso de desistência da vaga, o aluno só poderá reservar outra após três dias.

"Para a faculdade também será um ganho, pois ela não terá mais que fazer um grande investimento com o vestibular", afirma Mesquita.

Até o momento, cerca de 35 faculdades particulares já manifestaram interesse em aderir ao sistema. Segundo projeção dos idealizadores, a meta é preencher 25 mil vagas em 250 faculdades.

Segundo Aloísio Grunow, gerente administrativo da faculdade Avantis, de Balneário Camboriú, a participação na Faculdade Já começará no próximo vestibular. 'As vagas remanescentes serão preenchidas por este novo processo, que deverá levar o nome de nossa instituição para todo o país', afirma.

A partir do dia 10 de novembro, os vestibulandos poderão conferir no site do Faculdade Já a lista das instituições participantes, bem como as vagas oferecidas.

Confira a lista das universidades que já manifestaram interesse no Faculdade Já:

Faculdade Mogiana do estado de São Paulo (Mogi Guaçu - SP)
Faculdade Anhanguera (Piracicaba - SP)
Faculdade Anhanguera (Jacareí - SP)
Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro (Cruzeiro - SP)
Universidade do Grande ABC (Santo André - SP)
Universidade de Franca (Franca - SP)
Faculdades Maria Thereza (Niterói - RJ)
Faculdades Integradas dos Campos Gerais (Ponta Grossa - PR)
Faculdade de Tecnologia Luiz Adelar Scheuer (Juiz de Fora - MG)
Faculdade Anhanguera (Belo Horizonte - MG)
Faculdade Fucape (Vitória - ES)
Faculdade de Tecnologia de Palmas (Palmas - TO)
Faculdade São Luís da França (Aracaju - SE)
Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia (Salvador - BA)
Faculdade de Educação Santa Terezinha (Imperatriz - MA)
Faculdade Salesiana Dom Bosco (Manaus - AM)
Instituição de Ensino Superior Avantis (Balneário Camboriú - SC)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página