Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2010 - 11h06

Redação do Enem traz preocupação para muitos candidatos

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Os candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) enfrentam neste domingo o segundo dia da prova, que durará cinco horas e meia. As provas serão de matemática e linguagens (língua espanhola ou inglês, língua portuguesa e literatura), cada uma com 45 questões, além da redação. É justamente a parte dissertativa do Enem que mais amedronta boa parte dos estudantes.

Envie seu relato sobre a 1ª prova do Enem
Erro de impressão em prova prejudica estudantes
Inep confirma troca de cabeçalho na folha de respostas
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O Enem geralmente traz para a redação algum tema atual. Como no sábado (6) a prova tinha algumas questões ligadas a meio ambiente, alguns candidatos já apostam que esse pode ser o assunto cobrado na redação.

"A redação me assusta porque é a parte em que tenho mais dificuldade", conta Wagner Pinheiro, 17. Apesar de hoje a prova ter uma hora a mais de duração, alguns estudantes temem que o tempo não seja suficiente.

"O mais difícil é que fica junto com a prova de matemática, fico ansiosa porque não sei se o tempo será suficiente", diz a candidata Aline Loureiro, 18. A estudante acredita que seria melhor para os alunos se a redação fosse aplicada junto com as provas de ciências humanas e da natureza, que, na avaliação dela, exigem menos tempo.

Para Gabriela Silva, 19, o nível de dificuldade varia de acordo com as habilidades de cada estudante. "Depende do que cada um gosta. Eu tenho mais afinidade com português e matemática, então domingo será o melhor dia para mim", diz.

ERRO

Cerca de 4,6 milhões de estudantes se inscreveram para a prova, mas a abstenção ontem foi de 27% --3,4 milhões compareceram. No ano passado, quando a prova vazou e foi adiada, a abstenção chegou a 38% no primeiro dia.

Após candidatos reclamarem de erros de impressão nas folhas de resposta e nas provas, o governo afirmou que o aluno poderá pedir pelo site do Inep (www.inep.gov.br) para que a correção seja feita seguindo a ordem que preencheu.

A previsão é que o gabarito oficial do Enem seja divulgado somente na terça-feira (9).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página